gazeta2.jpg (8041 bytes)

Uma escola espiritualista

O nosso dever é estudar a humanidade, fazendo justiça espiritual, porque a justiça da Terra age de acordo com a situação, com a conveniência, mas a justiça espiritual estará sempre atenta, encaminhando aqueles que têm responsabilidade sobre a humanidade.
O Racionalismo Cristão é uma escola, escola espiritualista, escola moral, escola de civismo. Desejamos uma humanidade civilizada, e tudo se tem feito para ver realizado o que procuramos através de muito sacrifício, analisando e dando exemplo ao mundo, à humanidade.
A Doutrina prossegue dentro da sua luta, esclarecendo, mostrando os prós e os contras e desejando que a humanidade se esclareça para libertar-se dos males, através da reeducação da vontade e do esclarecimento. É necessário que todos aqueles que se vão esclarecendo compreendam a Doutrina. Ela é verdadeira na extensão da palavra, não engana, não mente, não explora, procura tudo fazer para que todos saiam das Casas Racionalistas Cristãs satisfeitos, e essa satisfação é o prenúncio de uma nova vida, se a criatura souber corrigir-se e pôr em prática o que é ensinado, porque a vida exige a luta para o progresso, a luta contra a própria pessoa, para corrigir os defeitos, para reeducar a vontade e poder ser feliz na vida. Porque a felicidade existe, o que é preciso é saber cultivá-la, é saber vivê-la através dos sacrifícios, através do reconhecimento do valor humano, do valor pessoal. Tudo isso o ser humano estudioso encontrará nesta Doutrina.
Dizer a verdade é um dever, um dever humano, um dever de dignidade, e é de civilização que o mundo precisa para dar exemplos aos jovens, às crianças, porque é preciso que cada um cumpra o seu dever, e esse dever está em oferecer, em ensinar aquilo que aprendeu, aquilo que tem certeza que está certo, e esse evoluir é constante, porque a vida não pára e há sempre motivos para chamar a atenção daqueles que precisam estudar para ensinar. E nesse evoluir material e espiritualmente o ser humano está sendo útil para si e para o seu semelhante.
Estamos sempre dizendo que nem tudo está perdido. Então lancemos mão desses que ainda podem ser aproveitados para poderem viver uma vida mais sã, mais perfeita. É necessário que cada qual abra bem os olhos e veja que a tendência é para o luxo excessivo ou então para o desmazelo. São coisas que se encontram a olhos vistos: o luxo, o desmazelo e a falta de moral que estão cada vez aumentando mais.
Por isso aconselhamos que estudem, que procurem encontrar-se, porque há urna grande parte da humanidade que está desencontrada, e é essa a causa de não compreenderem onde está a verdade e como ela deve ser vivida. Procurem estudar aqueles que têm a felicidade de vir às Casas Racionalistas e viver como verdadeiros cristãos, separando as duas vidas – a material e a espiritual – mas sempre com inteligência, com valor e com desprendimento.

LUIZ DE MATTOS, o Codificador


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida