gazeta2.jpg (8041 bytes)

Trabalhar é preciso

Heloísa Ferreira da Costa

Há no mundo uma idéia errônea de ser o trabalho a pior praga que já atingiu o ser humano. Ledo engano, o trabalho é a vida em essência. O espírito não poderia evoluir sem trabalho. Até durante o sono, quando achamos que não há atividade nenhuma, nosso espírito trabalha, o subconsciente intui-nos para soluções de problemas, e isso já foi comprovado cientificamente. Existem até cursos com gravações para serem ouvidas durante o sono. O corpo fluídico afasta-se, viaja em busca de forças para a vida material, e o corpo físico é uma máquina em constante atividade.

Mas o gênero humano quer descansar. Muito bem, vamos então imaginar nossa vida sem trabalho. Vamos acordar, tomar café da manhã ... e posso garantir que um mês de praia ou montanha, até um aparente paraíso esgota nossa capacidade mental. E por que isso acontece? Porque há necessidade de ação, o espírito não nasceu para ser um inútil. E quando assim fica, torna-se um farrapo, uma matéria em decomposição física e moral.

É preciso uma nova visão sobre o trabalho. Se enfrentarmos a realidade de que no universo tudo é trabalho, se procurarmos gostar daquilo que fazemos, jogando todas as nossas melhores intenções em nossas atividades, essa perspectiva vai fazer com que encaremos a vida de forma completamente diferente, e a segunda-feira não será mais o começo de uma tortura, mas sim o recomeço de períodos que se sucederão; a sexta-feira será um dia de comemorações pelas lutas vencidas no percurso, até o fim de nossos dias. E quando, finalmente, uma fase terrena terminar, o trabalho estará lá nos esperando, e provavelmente será até mais intenso.

Pergunte às pessoas de destaque ou às grandes figuras históricas como tudo aconteceu. A resposta será sempre a mesma: trabalho e dedicação a um objetivo. E como descansar trabalhando? O presidente Harry Truman, quando questionado sobre sua resistência às pressões durante o período da grande guerra, assim respondeu: "Eu tenho uma trincheira em meu espírito". A exemplo do soldado que se retira para sua trincheira em busca de proteção, repouso e recuperação, ele periodicamente se recolhia para sua própria trincheira espiritual, onde não permitia que nada o perturbasse.

Baseados nessa premissa, vamos procurar olhar nossas vidas com olhos renovados, iniciar nosso trabalho todos os dias com entusiasmo e confiantes em resultados favoráveis. Quando o problema for complexo, divida-o em partes e resolva-as uma a uma, e quando encontrar um dia cheio de tarefas e atribulado, pense no seguinte ditado chinês: "um caminho de mil léguas principia-se por um passo". O tempo de vida vai passar, trabalhando ou não, e ao final da jornada, se não fizermos nossa parte, vamos olhar para trás e sentir que participamos de um filme de ação, mas morremos no início e nosso nome só consta dos créditos finais por mero acaso.

Heloísa Ferreira da Costa é militante da Filial de Marília-SP

 

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida