O espiritualista cristão e racionalista
Darci Medeiros Murici
Ser espiritualista e, mais que isso, Racionalista Cristão, é ser aprendiz da sublime arte de viver. Digo aprendiz, porque cada momento de nossas vidas se constitui em um aprendizado, pois também aprendemos a morrer. Quando nos referimos à palavra viver, estamos empregando o termo em seu verdadeiro sentido. Porque viver por viver não é viver, é simplesmente deixar que a vida passe contando anos após anos, até que a matéria se desgaste, saia do prazo de validade e feneça. Viver por viver é uma existência vazia e sem sentido.
A vida física é um meio de reparação de nossas falhas. Por isso ela é projetada de forma a nos oferecer as mais diversas oportunidades para dali colhermos precioso aprendizado, notadamente nos momentos de dor e de lágrimas.
Viver significa, antes de tudo, amarmos a nós mesmos, porque se não amarmos a nós mesmos jamais poderemos amar o nosso semelhante. Não podemos dar aos outros aquilo que não possuímos. Amamos o nosso próximo quando desejamos que aconteça com ele aquilo que queremos que aconteça também conosco. Este lema faz parte do Código de Princípios da Doutrina Racionalismo Cristão. É nesse patamar de integração espiritual que arrancamos para uma transformação, porque a ação espiritualizadora não acontece isolada da ação transformadora. Faz-se necessária a dinâmica integrada das duas ações: espiritualizar e transformar.
Se não há mudanças de hábitos e de atitudes, não ocorre ação espiritualizadora nem tampouco ação transformadora. Elas acontecem simultaneamente a cada aprendizado que a vida nos proporciona, e devem ser praticadas imediatamente, mesmo em pequeninas atitudes.
Não existe a condição de adquirirmos conhecimentos espiritualistas hoje para mudarmos amanhã. As mudanças são concomitantes a cada momento de nossas vidas. Se assim não fosse, espiritualização seria um termo falido, sem significado, apenas um símbolo. E de simbologia e de conhecimentos acumulados para dizer a alguém o que é certo e o que é errado, sem entretanto praticar, muitas criaturas estão enganando a si próprias, convencidas de que são pessoas esclarecidas espiritualmente.
Para o Racionalismo Cristão, ser aprendiz da arte de viver é muito mais que contarmos anos após anos, retendo conhecimentos teóricos de espiritualidade, sem passar por um processo de aprendizagem que se internalize através da vida prática, e ocorra a mudança. É bom lembrarmos que não são as nossas palavras que traduzem o nosso grau de espiritualidade, mas sim as nossas ações em todos os lugares e em quaisquer circunstâncias. Ser cristão e racionalista é viver a vida terrena sob normas espiritualistas do mais alto padrão. É saber como preparar o espírito para os sucessos e insucessos da vida presente, pois são as nossas ações de hoje que projetarão os nossos dias de amanhã.
Do passado, apenas os bons sentimentos devem ser preservados para vivenciarmos melhor o nosso presente Se ficarmos presos aos sentimentos negativos do passado, perderemos a oportunidade de crescer, deixaremos de tomar contato com o presente e de viver integralmente a vida, pois nosso eu fica ocupado por sentimentos que repelem a vida, o amor e a aproximação com nosso semelhante.
É graças a essa postura mental que as Forças do Astral Superior encontram condições favoráveis de nos dirigir as boas intuições que fortalecem nossa vontade e nossa coragem de lutar e de vencer. Assim nos tornamos, naturalmente, exemplos de bem viver.
O Racionalista Cristão autêntico trata a todos, indistintamente, com amor, compreensão e respeito. Portanto, "amar ao próximo como a si mesmo" é princípio que nunca deverá estar ausente do nosso raciocínio, tanto na função esclarecedora, quanto no cotidiano do viver terreno.
Companheiros militantes, freqüentadores e admiradores da Doutrina, no seu dia-a-dia, nunca deixem de fazer uma irradiação amiga, de proferir uma palavra de carinho, de orientação e de esperança ao seu filho, ao seu amigo e ao seu semelhante, estimulando sempre a confiança em si mesmo. Sejam criaturas agradáveis para com todos aqueles que compartilham de suas vidas, a fim de que a sua volta seja formada uma atmosfera de bem-estar e de confiança.
A construção de um mundo melhor exige de todos nós essa conduta que, aliada aos princípios da honestidade e do valor, ao combate aos vícios, à violência e à corrupção, possa ser uma constante no nosso viver.
O Racionalista não deve esquecer, em momento algum, que a conduta é a prática dos princípios explanados pelo Racionalismo Cristão, que nos elevam a categorias superiores na escala evolutiva. E assim, de encarnação em encarnação, vamos ascendendo ao Grande Foco, nossa fonte de origem.
Darci Medeiros Murici é militante da Filial de Belém, PA.
Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens
Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida |