gazeta2.jpg (8041 bytes)

Rotina - há sempre o lado bom

Heloísa Ferreira da Costa

O gênero humano, com sua eterna mania de reclamar, está sempre a se queixar de rotina, que nada muda, sempre esperando que um cometa passe pela sua vida, mude tudo de lugar, para finalmente, nesse turbilhão de emoções, sentir-se renovado e reanimado.

A palavra rotina significa "um conjunto de operações ordenadas, que fazem parte de um programa para executar uma operação repetida, que se efetua freqüentemente ou sempre da mesma maneira". Reclamamos da rotina, mas esquecemos que, quando saímos dela, nem sempre há uma garantia de acontecimentos bons.

Quantos não gostariam de nunca ter ouvido aquela notícia de uma doença grave! Quantos não quereriam voltar o tempo antes de ouvir que aquela relação estava desgastada e que melhor era a separação! Quantos não queriam de volta a rotina de que tanto reclamavam!

Uma outra tradução da palavra é: "caminho já trilhado e sabido". Porque não podemos encarar assim nosso dia-a-dia? É tão bom saber como será o dia de amanhã! O medo nada mais é do que desconhecer o que está por vir.

Se olharmos nossos dias dessa forma, toda manhã será aguardada com satisfação e aprenderemos a nos sentir felizes sem que nada de especial tenha acontecido; somente o fato de tudo estar no seu devido lugar, de nos sentirmos bem e termos a consciência tranqüila.

Na realidade, a cada novo amanhecer existe uma renovação. Podemos, sim, esperar coisas boas e agradáveis, mas precisamos entender que tudo está no nada, ou seja, o fato de trabalhar, produzir, procurar avaliar nossos defeitos, ter bom relacionamento no local de trabalho e com nossos familiares, não praguejar quando algo sai fora do que havíamos planejado, entender que problemas existem para serem resolvidos, e que a irritação só fará aumentá-los, que preocupação nada mais é do que preocupar-se de algo que não aconteceu, porque quando olhamos para as coisas esperando sempre o pior, com certeza é o que encontraremos, pois o pensamento, bem o sabemos, é uma força poderosa, que tanto pode trazer o bem como o mal-estar.

Sair da rotina, muito bem. Como? Acordando cada dia de bom humor esperando que esse dia corra bem, que possamos fazer o melhor em nosso trabalho, cumprir nossos deveres gostosamente, se algo der errado tentar outra vez; talvez um amigo mande uma mensagem de saudades, ou um desconhecido agradeça uma pequena gentileza.

A verdade é uma só, precisamos aprender a valorizar o caminho conhecido e igual; não esperar demais das situações para não nos decepcionarmos quando algo sair diferente do que havíamos planejado, mas se um grande abalo nos atingir tirando-nos de nossa segurança, elevar os nossos pensamentos e esperar com serenidade que a tempestade passe, o que acontecerá com certeza, porque nada pode desestabilizar um espírito, a não ser a desonestidade e a falta de caráter – estes, sim, devem ser temidos e evitados a todo custo.

O importante é o autocontrole, aprender a dominar nossos humores, são eles os responsáveis por nossa felicidade e infelicidade, aprender a tratar nosso semelhante como gostaríamos de ser tratados, agir em vez de reagir, não responder a uma grosseria com outra pior.

 

Um ditado antigo e muito verdadeiro é a certeza de bons dias: "Sorria e o mundo sorrirá para você; chore e chorará sozinho". Não pragueje contra a rotina, ao contrário, comemore quando tudo está normal.

A autora é militante da Filial Marília, SP


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida