Dr.
Humberto Rodrigues na Filial de Marília
Discurso do
Dr. Humberto Machado Rodrigues na solenidade de comemoração dos 60 anos de
Filial de Marília (SP)
Companheiros e amigos!
Mais uma solenidade dentre muitas outras a que já assistimos e muitas a que vamos assistir. Que isso revele realmente o interesse dos componentes do Racionalismo Cristão em todo o mundo, o interesse da propagação de nossa Doutrina e, portanto, das homenagens às figuras do passado da Doutrina que permanecerão nos incentivando e nos dando alento com os exemplos que nos legaram e que serão sempre lembrados.
Dir-se-ia que o Racionalismo Cristão é um repositório de novas figuras humanas que tudo demonstram sem vaidade, sem interesse de sobressair, mas, sim, de colaborar com a Doutrina. As figuras exponenciais do Racionalismo Cristão, a que já nos referimos ¾ Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas, Maria Thomazia e Maria Cottas ¾ serão sempre homenageadas nas solenidades como a de hoje, com nossos pensamentos, com a nossa palavra. Esta casa também tem figuras exponenciais como diversas filiais as têm. Nesta Casa não poderia deixar de destacar as figuras inesquecíveis de José Ferreira da Costa, de Maria Augusta Ferreira Fontes e de José Ferreira da Costa Júnior, três figuras inesquecíveis dessa Filial. Elas serão sempre lembradas!
A continuidade está se verificando através do nosso presidente atual, Dr. Nelson Ferreira da Costa Filho, e também dos diretores e componentes dessa filial. A Doutrina continua, seja na Casa Chefe, seja nos correspondentes, seja nas filiais; com os altos e baixos próprios deste mundo, com as dificuldades que o mundo oferece e que nós temos que enfrentar. Uma Doutrina que diz a verdade sem rebuscos, como o Racionalismo Cristão diz, esta verdade proclamada com toda ênfase, não há a menor dúvida, às vezes, entusiasma uns e a outros incomoda; essa é a grande verdade. Mas a nós não nos interessa elogios, agradar, nem combater. Nós cumprimos o nosso dever. Quem gosta da Doutrina gosta, e quem não gosta, que siga o seu caminho. Portanto, o Racionalismo Cristão é isso que nós conhecemos, é uma Doutrina espiritualista. Quem ler com isenção de ânimo, com espírito de minúcia, de querer aprender, querer estudar, querer analisar, tem que verificar essa veracidade suprema e espiritual do Racionalismo Cristão.
E, assim sendo, nós não poderíamos deixar de reverenciar essas grandes figuras. E o Racionalismo Cristão prosseguirá sempre, com o trabalho dos atualmente encarnados e com os exemplos dos desencarnados que deixaram para o futuro da Doutrina um legado espiritual de exemplos vivificantes e que jamais poderão ser esquecidos, que devem ser sempre lembrados e relembrados, para que nunca esmoreçamos.
Se fôssemos citar todas as figuras, talvez gastássemos mais de uma hora. Mas todos sabem quem são estas grandes figuras, e basta citar como exemplos vivificantes as que acabamos de ressaltar, em benefício nosso, para que continuemos nesta exemplificação, para prosseguirmos sempre em frente, na Doutrina e no nosso interesse pessoal, que é justamente o prosseguimento inexorável desta Doutrina.
Para quê? Para que ela foi implantada? Para o esclarecimento da humanidade. E para quê este esclarecimento espiritual? Para que cada ser humano que aceitar estes esclarecimentos, que puser em prática esses ensinamentos na sua vida cotidiana se beneficie, o seu espírito encarnado tenha saldo positivo na sua atual encarnação. E quando desencarnar e partir para o espaço superior, no mundo a que pertence de acordo com a sua categoria evolutiva, vai verificar o grande benefício que teve em conhecer uma Doutrina como esta. Para isto é que a Doutrina foi implantada e nada mais do que isso.
No dia em que a humanidade ¾ não sabemos quando, talvez seja um trabalho até para milênios, não sabemos ¾ mas no dia em que a maioria da humanidade se esclarecer, o ambiente em geral será mais positivo. (Vejamos bem, isso hoje é impraticável, é uma utopia, atualmente nós temos na humanidade, de acordo com as estatísticas, sete bilhões e pouco. Ora, esses sete bilhões e pouco depois passarão a oito bilhões, nove bilhões e por aí afora.) Vejamos que isto é um trabalho hercúleo. Mas Antonio Cottas, à semelhança de Luiz de Mattos, também tinha grandes previsões nos seus pronunciamentos, e uma das previsões dele, nunca nos esquecemos, foi quando disse numa proclamação que, no dia em que a humanidade, na sua grande maioria, estiver amplamente esclarecida pelo Racionalismo Cristão e praticante dos princípios da Doutrina, as Casas Racionalistas perderão a sua razão de ser. Para que Casas Racionalistas?! A humanidade já será racionalista! Portanto, já não haverá mais necessidade de Casas Racionalistas. Como afirmamos e repetimos, hoje é uma utopia. Porém, o dia chegará; não sabemos quando, mas chegará.
Bem, continuamos cumprindo nosso dever, isto que é importante. Cumprindo nosso dever em benefício da Doutrina que abraçamos e pela qual temos o compromisso de lutar, porque somos militantes dela. Os militantes, os diretores, os presidentes, todos têm essa responsabilidade de lutar pela Doutrina porque assumiram isso no momento em que se tornaram militantes oficialmente do Racionalismo Cristão.
Portanto, em breves palavras, era isso que teríamos a dizer para que continuemos sempre firmes no Racionalismo Cristão e nunca deixemos da lado essas responsabilidades imensas E sempre lembrando dessas figuras estóicas do passado, que nos deixaram realmente esses grandes exemplos.
Podemos dizer, agora, sem a menor dúvida, que estamos atingindo o final de uma solenidade inesquecível. E devemos isso tudo ao nosso presidente da Filial, aos seus companheiros dedicados, aos seus diretores; e é disso que o Racionalismo Cristão precisa.
Antes de encerrarmos, gostaríamos, de fazer uma referência ao nosso dileto amigo e grande militante racionalista nos Estados Unidos, que é o nosso querido Mr. Byrd, Edward Byrd. Ele é diretor da nossa Casa Racionalista de Nova Jersey, nos Estados Unidos, da qual o presidente astral é o inesquecível Felino Alves de Jesus, a quem tivemos a honra, em nossa adolescência, de conhecer, e que, infeliz mente, desencarnou aos 31 anos de idade. Mas bastaram esses 31 anos para ele revelar sua superioridade espiritual. Ele é o presidente astral de Nova Jersey, e o nosso Edward Byrd seu diretor, que veio acompanhado de sua digníssima esposa. E ele, amando tanto a Doutrina e sabendo falar muito bem o inglês ¾ ele é um cidadão norte-americano, nascido na América do Norte ¾ , e, entusiasmado com a nossa Doutrina, se esforçou ao máximo para aprender alguma coisa de português, e falar em português com seus conhecidos na Filial. Então, existem as sessões públicas em inglês e em português, alternadamente. Nosso querido Mr. Byrd se esforçou e conseguiu, com toda a força de vontade, aprender a língua portuguesa, ele já se expressa muito bem e conseguiu fazer um discurso em homenagem à esta Casa e à nossa Doutrina. Um cidadão norte-americano, neste momento, fazendo um discurso em homenagem ao Racionalismo Cristão em português! Isto também jamais será esquecido! Constará dos relatos históricos desta Casa. E o nosso querido Edward Byrd ¾ que nós já tínhamos conhecido há mais de dez anos, quando estivemos em uma solenidade em Nova Jersey ¾ , e ele naquela época só falava inglês. Mas nós conseguimos nos expressar mais ou menos em inglês, e agora aparece aqui pela primeira vez falando já o português e se comunicando conosco na língua portuguesa. Ele partirá daqui com o nosso abraço, a nossa grande alegria pela sua visita.
Isso tudo para nós, Racionalistas, é muito edificante, muito incentivador e é isso que nós queremos, é disso que nós precisamos, é disso que o Racionalismo Cristão precisa. Vamos continuar assim como estamos e como sempre afirmamos e vamos repetir: o gênero humano é sempre o gênero humano. De maneira que em toda a comunidade, na sociedade humana, há alguns que decepcionam, alguns que não seguem à risca a disciplina de uma instituição a que pertençam, etc. Mas isso é próprio do gênero humano. E a maioria, na história do Racionalismo Cristão, soube honrar a Doutrina. Portanto, vamos pensar nesses que souberam construir o futuro do Racionalismo Cristão, e vamos aproveitar também o que nos legaram para construirmos também outro futuro que segue e continuará a seguir sempre até chegar àquela situação que Antonio Cottas previu, de não haver necessidade de mais Casas Racionalistas. Portanto, vamos lutar sempre, sempre deixando um legado construtivo para os nossos continuadores. É esse o grande lema do Racionalismo Cristão para todos os componentes desta Doutrina: lutarmos sempre para deixar o máximo de positivo em termos de legado para os nossos continuadores, para, através deste legado, eles encontrarem mais facilidade para enfrentar os problemas de sua época, no futuro. Todas as épocas têm problemas e toda criatura que tem força de vontade, que tem energia mental e espiritual como o Racionalismo Cristão nos ensina, terá sempre forças para enfrentar essas dificuldades próprias do mundo Terra e próprias da humanidade.
É isso que tínhamos a dizer no dia de hoje. Muito gratos ficamos por tudo que nos foi dado observar neste momento que jamais esqueceremos. Teremos muita coisa para contar na Casa Chefe, inclusive na reunião mensal próxima. E daqui partimos realmente com esta gratificação espiritual imensa, e agradecemos penhorados e emocionados, agradecemos todas as demonstrações de amizade e de carinho que recebemos, minha esposa e eu, de todos os companheiros aqui desta Casa e de caravanas de outras Casas que aqui estão presentes. Tudo isso, como afirmamos, nunca esqueceremos. Isso é o nosso grande incentivo, isso é que nos dá força para continuarmos lutando e para termos a convicção de que não estamos lutando em vão, estamos lutando realmente em benefício da humanidade.
É o que tínhamos a dizer. Muito obrigado!
Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens
Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida |