Recomeços
Heloisa Ferreira da Costa
Se o pensamento é tudo, então o que precisamos fazer é aprender a pensar.
Um dos maiores receios que carregamos dentro de nós é a alteração de nossa rotina. O mais incrível é que passamos grande parte da vida reclamando exatamente dela, mas, quando há uma alteração em nosso viver, ficamos completamente perdidos, sem saber que rumo tomar. A rotina nada mais é do que a repetição dia a dia, semana a semana, ano a ano de coisas do nosso cotidiano, e a coisa mais fácil é criar uma rotina. Basta, por exemplo, passar a andar de bicicleta todos os dias, às 17 horas, fazendo o mesmo percurso; em uma semana será parte de nossos hábitos diários e se tornará rotina.
Essas ações diárias, no nosso trabalho, no lazer, podem ser alteradas por várias razões, quando a alteração ocorre por motivos bons, como uma promoção ou a mudança do estado civil, o ser humano passa sem traumas e parece que o novo vai trazer uma felicidade eterna, não há necessidade de altas preparações para elas, já viu alguém comentar: "Vou mudar minha vida, ganhei na loteria, preciso me preparar para ser feliz!"? Não, ninguém se prepara para ser feliz; simplesmente deixa vir e vive.
E quando as alterações são para pior? Aí a coisa é bem diferente, o primeiro impulso é culpar um terceiro pela infelicidade, geralmente deus é o mais cotado principalmente quando é problema de saúde. "Por que eu? Nunca fiz nada a ninguém, sempre fui uma boa pessoa, por que deus está me castigando?". Ninguém é castigado por nada, apenas somos cobrados pelos nossos débitos, sabe-se lá os desatinos que cometemos ao longo de nossas vidas. Aceitar com resignação é uma boa opção, mas resignação não significa entregar o jogo, dar tudo por perdido, carregar uma dor aparente e eterna na face, sentir-se deprimido e sofrer.
O problema é que temos péssimo hábito de reclamar. Se está sol, está muito quente; se chove, essa chuva que não pára mais! Se é inverno, está frio demais, porque simplesmente não podemos olhar um dia chuvoso e dizer que é um dia bonito. São as coisas da natureza, e naquela estação há necessidade de chuva. Assim é a vida, quando tudo está rotineiramente certinho, reclamamos que nada acontece, que tudo é igual, mas quando as mudanças vêm, quando acontecem as tempestades e nosso cotidiano vira de cabeça para baixo, a primeira reação é uma profunda depressão, e nada nem ninguém poderá nos ajudar, a força para tudo está armazenada dentro de nós, o difícil é encontrar o caminho para fora da situação apresentada.
Muitos amigos questionam por que é preciso freqüentar a Casa Racionalista todo dia: "Você virou crente?", pergunta muito comum de ouvirmos. As explicações costumam ser as mais diversas: "Estou me dedicando à vida espiritual", "estou procurando ser uma pessoa melhor", "estou trabalhando por uma Causa em que acredito". Mas outro dia nos chegou às mãos o livro da Casa Racionalista de Santos, com doutrinações dadas naquela filial, e foi com muita alegria que vimos a que viemos "Freqüentamos a Casa Racionalista para aprender a pensar!". Quanta sabedoria nessas palavras do presidente Ulysses! Realmente, se o pensamento é tudo, então o que precisamos fazer é aprender a pensar, e é nesse aprendizado que conseguiremos ir ao mais fundo de nós mesmos e encontrar forças necessárias para enfrentar o que está por vir; ou o que já veio e transformou a nossa vida, e nossa rotina. É dentro de nós que está a resposta para nossos piores receios, é fazendo uma introspecção que vamos conseguir unir os pedaços e recomeçar.
Medo! Todos nós o sentimos, aqui ou ali, ter medo é normal. Encontrei certa vez estas sábias palavras: "Coragem não é ausência de medo, coragem é agir mesmo na presença dele". Quando acontece algo que altera nossa vida, em princípio podemos analisar como uma desgraça ou uma coisa muito boa, mas só o tempo sabe a resposta. Precisamos aguardar a roda da vida girar, e os novos acontecimentos decorrentes dessa mudança nos mostrarem se foi para melhor ou para pior, nunca sabemos de imediato. Por isso, há necessidade de aprender a pensar, para poder analisar cada acontecimento de forma clara, com paciência, controlando nossos humores, cuja tendência é sempre para pior, e trabalhar para que tudo se resolva.
A única certeza que podemos ter é que nada acontece por acaso, tudo tem uma razão de ser. Recomeçar com certeza não é fácil, principalmente depois da perda de uma batalha. Mas é nos momentos de crise que o ser humano cresce e se torna uma pessoa melhor. Portanto, reclamar em nada vai ajudar, deprimir-se é ainda pior, usar o raciocínio para encontrar outros caminhos, essa é a resposta, e se eu posso, você também pode, acredite!
(Heloisa Ferreira da Costa é militante da
Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens
Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida |