gazeta2.jpg (8041 bytes)

Racionalismo Cristão: Entendendo e praticando (Parte 5)

Wilson Carnevalli Filho

Vimos até aqui a primeira norma de conduta aconselhada pelo Racionalismo Cristão, o Esclarecimento Espiritual. Passamos, agora, à segunda, a Disciplina. Conhecendo os conceitos fundamentais e as leis naturais, estamos habilitados a entender como podemos usá-los no dia-a-dia. Este é o objetivo das próximas etapas desta apresentação.
O Racionalismo Cristão enfatiza a Disciplina, seja na sua prática durante as sessões públicas ou particulares, seja na conduta de seus militantes, mas também em todas as atividades do nosso cotidiano.
Não confundir levar uma vida disciplinada com uma vida monótona e rotineira. Não é disso que falamos. Levar uma vida disciplinada significa conduzir a vida com rnuita atenção aos princípios e às leis naturais que regem o universo, usando-os como norteadores das decisões e da conduta diária, de forma a manter o espírito sempre equilibrado e forte para o embate da vida.
O diagrama abaixo é uma forma didática de explicar o que queremos dizer sobre levar uma vida disciplinada.

Os relacionamentos constituem a essência da vida humana. Os espíritos, de diferentes níveis de evolução, vêm encarnar para trocar experiências e conhecimentos através dos relacionamentos. Eles existem na família, no trabalho, no lazer, enfim, em qualquer atividade. Entender a dinâmica do relacionamento é fundamental para saber como praticar a disciplina racionalista e este diagrama ajuda a compreendê-la.
Quando nos relacionamos, estamos recebendo e emitindo pensamentos, portanto, pela Lei de Atração, há uma sintonia entre as pessoas envolvidas. Há um impacto, positivo ou negativo, no que pensamos, o que, por sua vez, interfere no nosso equilíbrio emocional que, fechando o ciclo, influencia diretamente a qualidade do nosso relacionamento.
Vamos detalhar o que dissemos. Quando conversamos com alguém, estamos, sem perceber, sintonizando nosso pensamento com o dela. Se a conversa for elevada, ela nos trará bem-estar emocional, se for tensa, mal-estar. Agora, imagine que, dado o nosso círculo de amizade e relacionamento, estamos sempre sendo afetados negativamente, e sentimos o resultado na qualidade do nosso estado emocional. Este, por sua vez, interfere nas nossas percepções e nas nossas reações nos mesmos ou em outros relacionamentos. Sem perceber, vamos selecionando as pessoas do nosso círculo de amizade, com este processo e vamos, também, influenciando a forma como somos tratados.
Uma pessoa viciada tem grande dificuldade para largar o vício porque está sempre sintonizando seu pensamento com outros viciados, dado que os iguais se atraem, criando um círculo difícil de romper. O mesmo ocorre com uma pessoa depressiva, que se torna fechada e amarga, afastando de si pessoas com mente sã.
Como romper este círculo? Pelo pensamento. Esclarecido sobre o que ocorre num relacionamento, o racionalista cristão não permite sintonizar seu pensamento com outros de baixo nível; ao contrário, busca trazer o outro, elevando-o. Com esta conduta, atacamos a raiz do problema, passamos a sentir uma melhora no estado emocional e ficamos mais alertas no relacionamento, afastando-nos de más influências.
A disciplina racionalista crista estipula a pratica das irradiações diárias para garantir que a pessoa esteja sempre forte espiritualmente e, assim, criar uma defesa natural, mantendo o equilíbrio emocional e naturalmente cercando-se de pessoas com bons pensamentos.

(O autor pertence à Junta Cooperativa da Filial Santana, São Paulo, SP)


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida