Racionalismo Cristão: Entendendo e praticando
Parte 1
Wilson Carnevalli Filho
Neste mundo, há um bombardeio de idéias, filosofias e religiões que mais confundem do que ajudam, e muitas vezes acabamos por misturar conceitos, passando, sem perceber, a aceitar tudo com baixa criticidade. O objetivo desta apresentação é mostrar que o Racionalismo Cristão é uma filosofia muito simples de ser entendida e poderosa quando posta em prática. Conhecendo e praticando seus princípios básicos, em pouco tempo sentiremos uma melhora de humor e da qualidade dos relacionamentos.
Pôr em prática significa nortear as decisões do dia-a-dia com normas de conduta aconselhadas pelo Racionalismo Cristão, que são três, a saber:
Esta apresentação consiste em explicar cada um desses valores e demonstrar como são poderosos e, quando entendidos e praticados, mudam completamente a forma como encaramos a vida.
1 - Esclarecimento espiritual
Nosso mundo é muito material. É fácil materializar-se. Vejamos: percebemos tudo a nossa volta com os sentidos do corpo, temos necessidades básicas do tipo alimentação, roupas e moradia. Para satisfazer a tudo isso precisamos de que? Dinheiro. Quanto mais temos, melhor nos alimentamos, vestimos ou moramos. Se temos muito, podemos aspirar a algo mais, por exemplo: carros, viagens, jóias, estudos e muito mais. É um grande atrativo, não é? Mas tudo isto é matéria.
A sociedade valoriza as pessoas pelos bens que possuem. Assim, vestir-se bem, ter uma bela casa, viajar muito, ter elevado grau de escolaridade são símbolos de sucesso e valor. Sem perceber, as pessoas avaliam e são avaliadas baseando seu julgamento nesses critérios, criando assim, naturalmente, uma corrida para alcançar esses símbolos, tê-los é o grande "prêmio".
As pessoas mais carentes, que nasceram pobres – pelo menos uma parte delas – conformam-se com sua situação e sentem-se não merecedoras desses "prêmios". Há, sem dúvida, uma outra parte que se sente injustiçada por estar fora da corrida e se revolta, buscando ganhar o "prêmio" de qualquer forma, roubando, trapaceando ou por qualquer outro meio moralmente condenável.
As pessoas que nasceram em condições melhores buscam esses "prêmios" da mesma forma, competindo entre si, de modo velado ou aberto, mas com o objetivo de sobressair e mostrar o seu valor. Sendo assim, percebe-se, mesmo entre os bem-nascidos, comportamento semelhante ao dos mais carentes, ou seja, com os conformistas e os revoltados, que, apesar de reagirem de formas diferentes, têm o mesmo sentimento de "perdedor".
Esta é a realidade do nosso mundo, principalmente na sociedade ocidental e capitalista em que vivemos. Realçamos a conduta dos perdedores, mas entre os vencedores há também um padrão semelhante, estão todos sempre se comparando e buscando estar em evidência. Em suma, a competição está sempre presente, entre os "perdedores" ou "ganhadores".
As aspas usadas até agora são para realçar os julgamentos e critérios que usamos para nortear as nossas ações. Buscamos o "prêmio" e nesta competição sentimo-nos "ganhadores" ou "perdedores", sendo que nosso sentimento e conduta variam conforme a situação, personalidade ou caráter. Mas uma coisa precisa ficar clara: todos esses critérios são totalmente materiais.
Ter esclarecimento espiritual, antes de mais nada, é ver tudo isto que foi descrito, de uma forma completamente diferente: pela ótica espiritual. O prêmio passa a ser algo mais elevado, e considerar-se vencedor ou ganhador está longe dos meros símbolos materiais. Então, quando o Racionalismo Cristão coloca o esclarecimento espiritual como um dos valores da conduta humana, quer mudar a lente com que se enxerga e, conseqüentemente, avalia tudo o que acontece durante a nossa vida. Esclarecer-se espiritualmente é, portanto, enxergar o mundo de uma forma totalmente diferente, mudando o que valorizamos e, desse modo, a forma como agimos.
Entender a vida fora da matéria é muito simples, mas praticar esses ensinamentos para mudar a conduta é um passo mais difícil, o efeito rebanho é forte e aceitamos com facilidade as coisas como são apresentadas. Agora, se reagimos e nos libertamos dessas amarras materiais, que maravilha! A vida, nosso estado emocional, a qualidade dos nossos relacionamentos, enfim tudo que nos cerca melhora, e muito. Este, portanto, é o propósito do Racionalismo Cristão: libertar as pessoas através do esclarecimento espiritual.
O autor é membro da Junta Cooperativa da Filial Santana, São Paulo, SP
Página Principal
| Index | Biografias |
Artigos |
A Razão | Mediunidade
| Saúde física e psíquica | Notícias
Inaugurações
| Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros |
Poesia | Todos os sites RC
Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida |