gazeta2.jpg (8041 bytes)

Pessoas de fibra

Heloísa Ferreira da Costa

A vida parece estar cada vez mais difícil ¾ expressão bastante usada atualmente. Mas será que está mesmo? Ou somos nós que estamos tendo mais informações, mais maturidade para entender essas informações, e desta forma ficamos angustiados com o quadro mundial sombrio?

Qual terá sido o ambiente terrestre que antecipou as duas primeiras grandes guerras? E as grandes pestes, as epidemias, a guerra do Vietnã; no nosso País, a ditadura, o cuidado com tudo que se ia falar. Recordo-me bem de meu pai sempre sentado à mesa do almoço, dizendo: "A crise está horrível, vamos acabar debaixo de uma ponte!" Realmente, na época, me parecia terrível essa previsão, que vinha do meu mais importante parâmetro do mundo exterior. Hoje percebo que era um exagero, mas precisei ultrapassar a idade da razão para concluir desta forma.

Porém, me parece estar vivendo tudo de novo. Ligamos a televisão, e as guerras são anunciadas até com data marcada, o País vive uma esperança de dias melhores, mas tudo são conjecturas, pois não podemos saber com certeza o que poderá ser feito ou não, mesmo com muito boa vontade dos governantes, boas intenções, aparente colaboração popular, até ouvirem o primeiro "Não é possível no momento!". Realmente, só o futuro sabe a resposta a tantos questionamentos.

Além de toda essa ansiedade social, carregamos nossas próprias expectativas, ansiando por felicidade, amor, paz interior, progresso financeiro e tantas outras coisas que queremos, exatamente por estarmos neste plano, onde a matéria é tão mais visível e palpável e os desejos são, na grande maioria, de ordem material. É muito raro ouvirmos alguém dizer: "Este ano quero ser uma pessoa melhor, quero crescer espiritualmente, quero suportar melhor as vicissitudes da vida!" E é por isso que está cada vez mais difícil espalharmos o esclarecimento para a humanidade. A palavra fibra tem como definição cada um dos filamentos que, dispostos em feixes, constituem tecidos animais e vegetais, ou certas substâncias minerais; no sentido figurado, energia, firmeza de caráter.

Se analisarmos com critério, perceberemos que são duas definições, uma de fundo material e outra de caráter espiritual. E indo além, se fizermos um paralelo entre elas, poderemos dizer que, aprendendo a ter princípios de vida, nos quais possamos nos apoiar para os dias difíceis, nos tornaremos pessoas com energia suficiente para poder enfrentar toda essa chuva de dúvidas e incertezas.

Temos que captar cada princípio, cada regra de vida, a disciplina, a limpeza psíquica, tudo, enfim, que o Racionalismo Cristão coloca à nossa disposição e, agrupando tudo isso, como filamentos de atributos espirituais, estes funcionarão para fortalecer o espírito de tal forma, que seremos pessoas de fibra, tanto no sentido material, demonstrando seriedade para enfrentar os problemas e as crises; como' no sentido espiritual, criando uma trincheira em nosso espírito, para podermos ter a paz interior necessária, para que nossas células se mantenham intactas, mesmo diante dos maiores abalos que nos possam atingir.

Assim, uma pessoa de fibra é aquela que sofre, luta, vence, perde, trabalha, se magoa, chora até, mas não desanima, porque sabe que, no seu interior, dispõe de uma centelha da Inteligência Universal, e que, mesmo quando toda a propaganda ao redor for negativa, mesmo quando seus sonhos se transformarem em sorvete, intimamente, o ser sempre estará otimista, dizendo para si: "Tudo passa, dias melhores virão!" E com essa certeza latente suporta ventos, tempestades e furacões; verga, às vezes, mas, assim como o filamento em feixes, a fibra, não se quebra jamais!

A autora é militante da Filial de Marília, SP

 

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida