gazeta2.jpg (8041 bytes)

O pensamento e a sabedoria

Antonio Cottas, o Consolidador

Demonstram sabedoria aqueles que se calam e que procuram ouvir, e não aqueles que falam muito e que atrapalham. Demonstram bom senso aqueles que sabem refletir, organizar a sua vida mental, para afirmarem e nunca desmentirem aquilo que disseram no passado. Demonstram sabedoria as criaturas que sabem manejar o pensamento para não ferir terceiros, pois quem com o ferro fere com o ferro será ferido.

Demonstram sabedoria as criaturas que alteiam o seu pensamento para se religarem às Forças Superiores e delas esperarem intuições para, então, fazerem aquilo que devem fazer, sem pressa, sem correria, porque não são os que mais correm os que acertam melhor. Os que trabalham mais são as criaturas que gostam de fazer as coisas bem feitas e que procuram organizar o seu trabalho.

Esta Casa, através das suas obras e doutrinações, recomenda a todos que aqui vêm e que para aqui escrevem que tenham sempre em mira que o pensamento é a base do êxito, ou, então, do fracasso, mas nós aqui só recomendamos e só desejamos, sinceramente, que o homem tenha êxito na sua vida, não só na vida material, mas principalmente na vida espiritual, porque uns gostam de acumular riquezas e somente isso, e como as riquezas não se levam para o outro mundo, então, elas aqui ficam para servir, às vezes, de discórdias e de grandes aborrecimentos. As maiores riquezas são as do espírito, aquilo que ele acumula, não pela vaidade, mas pela certeza do que está construindo, ajudando a construir um mundo melhor.

É fácil avaliar que aqueles que pensam bem atraem o bem. Se a humanidade vive desorganizada, a culpa é sua e também de alguns outros fatores, fatores esses que a levam a certo estado de desespero e de aborrecimento. E existem, portanto, certas circunstâncias que levam as criaturas, às vezes, até a ficarem descrentes, mas o que nós no Racionalismo Cristão desejamos é que a humanidade resolva os seus próprios problemas, para que, assim, possam organizar a sua vida dentro e fora do lar, constituindo uma família saudável do corpo e do espírito e servindo de exemplo para aqueles que estão a sua volta.

Aqui estamos e sempre estivemos, intuindo para um bom desempenho perante as correspondências, as respostas e os pedidos de consolo quando há desespero, e conselhos quando as criaturas deles precisam. Daqui parte, portanto, essa Força Espiritual que ajuda a humanidade a levantar-se. E as Casas Racionalistas estão se espalhando, constituindo núcleos de saber para aqueles que gostam realmente de estar em paz consigo mesmos e em silêncio, para que a mente se sinta mais à vontade e livre de preconceitos e livre, portanto, de idéias preconcebidas.

Nós, ao serviço, portanto, desta Causa que milita em favor dos seres da Terra, estamos aqui para ajudar e para aconselhar, a fim de que se tornem melhores, através da persistência, através do pensamento honesto, através, portanto, da constância em somente aceitar aquilo que for bom, aquilo que possa tornar o homem livre para evoluir cada vez mais.

Este é o desejo desta Doutrina: contribuir sempre para que a humanidade cresça espiritualmente e intelectualmente também, e — por que não dizer? — materialmente, quando for possível.


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida