gazeta2.jpg (8041 bytes)

O papel da médium Maria Madalena ao lado de Jesus

Gilnei Castro Muller

A convivência de Maria Madalena com Jesus confirma ter sido ela mais um de seus dedicados discípulos. Além dela, também uma tia de Jesus chamada Maria Cleofa e a sua própria mãe, Maria, o acompanhavam de perto em toda as suas peregrinações desde a Galiléia até Jerusalém e a outras localidades da Judéia.
O evangelho apócrifo de Felipe nos traz algumas informações com maiores detalhes sobre o relacionamento pessoal de Maria Madalena com Jesus e os outros discípulos. Um dos trechos desse evangelho nos relata a seguinte passagem: "... ao mencionar as pessoas que sempre caminhavam com Jesus, cita Maria, a mãe dele, a irmã dela, Maria Cleofa, que era tia de Jesus, e Maria Madalena, que era chamada sua companheira." Mais adiante reitera-se a informação de que Maria Madalena era a companheira de Jesus e que ele a amava mais do que todos os discípulos e costumava beijá-la na boca com freqüência. Por isso os discípulos chegaram a se sentir ofendidos e a lhe manifestar a sua desaprovação, interpelando-o.
Ainda outras fontes não religiosas nos informam que Maria Madalena era médium vidente e auditiva. Segundo a história bíblica, ela teria sido a primeira criatura a ver Jesus após a suposta morte de seu corpo físico. O evangelho de Maria nos traz maiores informações e alguns detalhes sobre as suas manifestações mediúnicas. Convém lembrar que, tanto quanto a de Pedro, a mediunidade de Maria Madalena se encontra bem documentada nos textos canônicos, ou seja, nos evangelhos bíblicos. Basta ler com atenção as passagens referentes a este assunto que lá se acham. Em primeiro lugar porque a sua carreira apostólica, pois ela foi de fato e de direito um dos apóstolos, começa com a expulsão dos demônios que a perseguiam tenazmente, que se encontravam acoplados ao seu psiquismo, na condição de obsessores. O que por si só seria suficiente para comprovar nela a existência de faculdades mediúnicas. Acredita-se que ela tenha conservado tais faculdades todo o tempo em que permaneceu no grupo, depois convivendo mais de perto com Jesus. Possivelmente suas atividades mediúnicas eram muito mais intensas do que as do apóstolo Pedro. Mesmo assim, no "evangelho de Tomé", Pedro propõe aos demais companheiros apostólicos, simplesmente, a exclusão de Maria Madalena do grupo, pois considerava que as mulheres não eram dignas da vida.
Este era o pensamento machista de alguns dos apóstolos, que não admitiam mulheres em seu meio. De acordo com o texto dos evangelhos, Maria Madalena teria sido a primeira pessoa a receber uma comunicação mediúnica de Jesus após a sua suposta morte, e esse fato, quando chegou ao conhecimento dos demais discípulos, causou-lhes uma ciumeira muito grande. Reagiram a tal ponto de não terem acreditado ou aceitado nenhuma das palavras que ela lhes disse ter recebido do seu Mestre. Esse fato nos confirma e reforça a idéia inicial de que entre ela e Jesus existia um grande amor espiritual muito além dos pensamentos e sentimentos ainda materialistas dos demais discípulos, que pretendiam apenas alcançar a salvação eterna para seus "espíritos", sem se esforçarem ou terem méritos para tal. Mateus, observando o estado até de indignação por parte de Pedro, que entendia que Jesus não poderia preterir todos eles por uma mulher, e, tentando acalmar os ânimos exaltados da maioria, teria assim se dirigido a ele: "Pedro, tu sempre foste um 'cabeça quente' . Vejo-o agora atacando a mulher como os adversários. Se, porém, o Salvador (Jesus) a achou digna, quem és tu, na verdade, para rejeitá-la? Seguramente o Salvador a conhece muito bem. Por isso é que ele a amava mais do que a nós."
Admitindo-se mesmo que Maria Madalena fosse a companheira de Jesus na sua vida terrena e material, existiria nisso algum mal? Comprova somente que Jesus era um homem normal como todos os demais que encarnam e desencarnam constantemente até os dias de hoje aqui no mundo-escola. Será que um homem que procura fazer o bem não pode ter uma esposa ou companheira em sua vida? Então o homem que tem uma família não pode praticar o bem? É lógico que sim, desde que possa dividir corretamente o seu tempo e distribuir as horas do dias para cada um dos seus compromissos; que possa distribuir seu tempo, com uma parte para a vida material e outra para a vida espiritual, e sabendo nesta colocar em ação o seu pensamento e livre-arbítrio direcionado para as coisas positivas, enfim, praticando ações que dignifiquem sua condição de criatura humana esclarecida e ciente dos deveres a cumprir.
Pensarão e dirão mentalmente muitos religiosos fiéis ou da classe eclesiástica dirigente: "Mas que blasfêmia alguém se atrever a conjeturar e admitir que o Mestre Nazareno pudesse ser um homem normal e ter tido uma pessoa do sexo oposto a acompanhá-lo em boa parte do seu convívio diário! Pois é muito mais constrangedor e contrário às leis naturais seguir ou vir a colocar em prática o que consta no versículo 12 do capítulo 19 de Mateus: '... há eunucos que se castram por causa do reino dos céus."
Nesta passagem evangélica e em outras do apóstolo Paulo se baseou a igreja mais tarde para adotar o celibato entre seus missionários de ambos os sexos, e ao mesmo tempo adotar no princípio uma "cristandade dirigente" machista e intolerante, com cardeais e papas somente do sexo masculino e aparentemente todos castos ou excluídos da sexualidade normal.
Os dirigentes religiosos, do mais humilde sacerdote até o mais alto chefe ou papa, teriam muito mais condições de falar sobre os problemas da família com conhecimento de causa, se chegassem a constituí-la como homens normais que são. E não dessa maneira, alienando-se da convivência com as mulheres, dos problemas da família, educação dos filhos e formando uma verdadeira casta que se julga superior aos demais seres humanos.
Não se duvida, jamais, que entre os religiosos de ambos os sexos de todas as religiões ou credos possam existir muitas criaturas bem intencionadas que, no seu querer íntimo, realmente desejam o bem do seu semelhante, mas os seus princípios dogmáticos carregados de crendices seculares ou até milenares estão precisando passar por uma reciclagem geral, separando, filtrando e colocando de lado tudo que esteja em desacordo com as sábias Leis Espirituais.

(O autor é presidente da Filial Santa Maria, RS)


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida