A Obra não tem limites, é eterna
Luiz de Mattos
Aqueles que vêm às Casas Racionalistas devem prestar bastante atenção ao que ouvem e procurar cada criatura conhecer a força espiritual que tem dentro de si mesma. Essa força espiritual é que manda, que governa, que dirige, mas é preciso que a criatura esteja em condições para poder receber essa grandeza que emana de uma força superior.
O mundo é uma escola, e por essa escola passam todos os seres humanos; uns aprendem, outros estacionam e outros não vivem, vegetam. São esses os motivos de tanta decadência moral e espiritual, mas a grande responsabilidade do Racionalismo Cristão é esclarecer a humanidade sem querer saber quem quer aprender ou não. A Obra continua, ela não tem limites, é eterna, e cada qual que venha e aprenda. Se os seres conseguirem penetrar nesses belos ensinamentos, para nós é uma grande satisfação; se não gostarem, se não vierem, paciência, para tudo há um limite, e esse limite está na própria criatura. O certo é que mais cedo ou mais tarde todos têm que passar por esta porfia. Ela é escaldante, sabemos, mas suaviza também, e neste galgar de sim ou não, de querer ou não querer, todos têm muito que observar e aprender. Nós derramamos conhecimentos profundos sobre a vida do ser humano na Terra, absorvê-los depende da inteligência, da capacidade e da vontade do ser humano.
Continuaremos ensinando, chamando a atenção, observando e admoestando, tudo isso é expressão de uma única vontade de salvar a humanidade da ignorância em que se encontra e em que tem-se deixado envolver por tanto tempo. Ainda existe muito ranço do passado, mas a sabedoria é como a água que limpa, que lava e higieniza. Porém tudo depende da vontade do ser humano. Há um certo ponto na vida de cada um que deve ser estudado cuidadosamente. O ‘eu’ dos seres muitas vezes é pirrônico, não quer saber, não quer compreender, acha que sabe muito. Isso faz parte do livre-arbítrio, mas é necessário combater essa má inclinação para o erro, porque conhecer a verdade, penetrar nesta Casa Racionalista ou nos nossos Correspondentes e Filiais anos e anos e permanecer no ranço antigo é um crime que vem prejudicar a vida espiritual, e a criatura se vê envolvida num emaranhado de sofrimentos adquiridos pela sua própria vontade.
Caminhem, pois, todos de fronte erguida, procurem pensar alto, vejam onde está a verdade, trabalhem, tenham gosto pela vida, aperfeiçoem-se o máximo possível nas coisas que fazem, porque tudo que é bom na vida, tudo que progride depende da força que vem do espírito. Procurem compreender o que é a vida para vivê-la com tranqüilidade, com valor e com coragem. Ninguém deve ficar na indolência, porque a indolência inutiliza as criaturas. A criatura deve estar sempre em movimento, em ação, sempre procurando algo para fazer.
Aconselhamos a todos que se libertem da incompreensão, da ignorância que
vem atrasando o progresso espiritual de uma grande parte da humanidade. Não
temam nunca lutar contra o erro, pois lutar contra o erro é uma virtude. Tenham
a compreensão exata do que devem fazer nesta passagem pelo mundo Terra, que é
de tanta reponsabilidade, tanto para a vida material como para a vida
espiritual.
Luiz de Mattos, o Codificador
Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens
Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida |