gazeta2.jpg (8041 bytes)

Natureza, um poema harmonioso

Discurso do Sr. Pompeu Cantarelli, por ocasião da comemoração dos 65 anos da Filial de São Paulo, Santana

A efeméride que agora festejamos, da construção deste imponente edifício, foi um acontecimento que ficou gravado em minha mente como algo de muita importância para mim, pois fui um dos encarregados da sua construção, como tesoureiro.

O universo é regido por leis imutáveis, num verdadeiro sincronismo em que tudo gira, matematicamente, dentro da sua órbita ou do seu raio de ação. Nosso planeta, que é um dos mais humildes mundos que pontilham o cosmos, está integrado na harmonia universal, onde tudo vibra pela Força Criadora, que equilibra as galáxias com as suas incontáveis estrelas e aciona os corpos, dando vida aos seres.

Os fenômenos atmosféricos e as estratificações geodinâmicas surgem para a própria estabilidade da Terra e continuação da vida, porque a natureza é, como disse alguém, um poema harmonioso, belo, rítmico e cadenciado pela movimentação cósmica.

A morte é apenas o prenúncio de uma nova vida, ou seja, a continuação da própria vida pela reencarnação do espírito.

O término da noite traz o despertar da aurora com as suas cambiantes, irisadas e deslumbrantes formas para um novo dia cheio de luz e de esperança; assim também é a existência dos seres na sua cainhada para a evolução. A perfeição é a finalidade do espírito na sua trajetória terrena.

De nada vale a nossa angústia por acontecimentos passados ou nosso medo por coisas eventuais e futuras, pois, o que mais nos importa agora é vivermos o presente, enfrentando a luta com coragem, ponderação e alegria, levando a vida normalmente, sem fugirmos dos nossos deveres e das nossas obrigações.

Quando algo nos atormenta, devemos fazer uma análise retrospectiva da causa que o gerou, tirando-o de nossa mente como tiramos um incômodo parasita que se aferra ao nosso corpo.

Pela reflexibilidade podemos controlar os nossos sentimentos de frustração e de conquista, escoimando o errado do certo. Enfim, o segredo do nosso êxito está em nossa maneira de pensar, agir e sentir a vida em todos os seus aspectos positivos e negativos.

A psicanálise, ciência difundida por Freud, nos mostra que os complexos, os traumas morais e certos desajustes têm por causa predisponente a orientação ou vivência que tivemos nas primeiras quadras de nosso viver ou algum acontecimento que se gravou indelével em nosso subconsciente, cuja afloração vai surgindo no decurso da nossa existência, sem que percebamos que, muitas vezes, nos desvia da serenidade e do gozo da relativa felicidade a que fazemos jus aqui na Terra, e isso acontece por desequilíbrio emocional do nosso ego.

Para combatermos esse estado de anormalidade mental, é mister uma forte reação psíquica e moral, a fim de que nos revistamos de mais confiança em nós mesmos, na certeza de que podemos equacionar os problemas que nos preocupam, integrando-nos, assim, no otimismo que dissipa as nossas infundadas preocupações.

Pompeu Cantarelli, 96 anos, é diretor-secretário licenciado da Filial de São Paulo, Santana.

 

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida