gazeta2.jpg (8041 bytes)

Mundo físico, grande escola

Antonio Cottas, O Consolidador

Todos têm o dever de pautar, da melhor maneira possível, a sua vida, desenvolvê-la em seus pensamentos, em suas atitudes, em seus atos, imprimido-lhe o maior valor possível. Os que assim não procedem estão perdendo tempo difícil de recuperar.
O plano físico não é, não foi e não será nunca ambiente para os espíritos permanecerem. Por quê? Porque aqui estão simplesmente de passagem num trabalho de depuração, de aperfeiçoamento do "Eu". Ninguém, portanto, deve pensar que o mundo lhe pertence. Somente valores espirituais se levam para os planos superiores da vida. Os materiais pertencem à Terra e nela ficam.
O mundo físico é, como vos temos dito, uma grande escola. Os habitantes, sempre temporários, ensinam e aprendem lições boas e más. Cada um somente pode dar o que possui. O bem, como o mal, se propaga. Os vícios se transmitem de uns para os outros, com mais facilidade ainda que as virtudes, que são sempre um bálsamo para o espírito. Que bom seria se só as virtudes criassem raízes e medrassem!
É incrível que num mundo de aperfeiçoamento tantas criaturas vivam para o mal, sem saber que se estão destruindo a si mesmas!
O Racionalismo Cristão aponta o caminho que o ser humano deve seguir para alcançar a finalidade da encarnação. É pena que tantos se desviem desse caminho tornando a evolução ainda mais difícil. Há, sem dúvida, muitos obstáculos no longo caminho da evolução. Mas quantas maravilhas existem num viver correto. Falamos com convicção, porque sentíamos a verdade daquilo que falávamos, e, quanto mais aconselhávamos, mais vontade tínhamos de que aqueles minutos se prolongassem para haver mais tempo de oferecermos um pouco de lenitivo àqueles que vinham ouvir-nos.
No plano astral a visão do espírito é sempre mais ampla. Apesar disso, com que alegria, com que satisfação os nossos trabalhos foram desenvolvidos! Aos que se espiritualizam não faltam as boas intuições. Não faltaram a Luiz de Mattos, não faltaram a nós. Quantas orientações recebemos do Espaço Superior! O ser esclarecido tem o dever de analisar bem as intuições que recebe à luz dos Princípios do Racionalismo Cristão, e só aceitar aquelas que não conflitem com esses Princípios.
Quantas criaturas existem que têm tudo para se esclarecerem, freqüentam as nossas Casas, lêem as nossas obras, mas não passam disso, não procedem como os que desejam realmente esclarecer-se. Bem poucos são tão assíduos quanto desejaríamos. Mas isso é lá com eles. Cada um é responsável por seus atos e, portanto, responde pelo que fizer.
A humanidade precisa, cada vez mais, de esclarecimento. O ser humano está muito carente dele e de quem o ministre. Estamos certos de que nunca nos faltarão pessoas desprendidas e capazes para ministrá-lo. Quem tem convicção do que significa essa verdade, no futuro deste planeta, não se deixará enganar, iludindo-se a si mesmo.
Estudai, sim, o Racionalismo Cristão, a Doutrina do grande Mestre Luiz de Mattos, que tanto vos aconselhava, para serdes felizes. Deixo-vos a irradiação de amigo que vos serviu como doutrinador, servindo ao Mestre e ao Racionalismo Cristão.


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida