gazeta2.jpg (8041 bytes)

Momentos de paz

Heloísa Ferreira da Costa

A vida anda tão turbulenta! Quando resolvemos uma questão outra se apresenta e sempre parece que um problema vem maior que o outro, e a tal questão nos toma de assalto, nos faz perder o chão, a razão, vem a ansiedade de ver tudo resolvido e isso torna o viver muito cansativo.
Não sei se é a idade da razão, se é a meia idade, a verdade é que, ao olhar ao redor, todas as pessoas parecem estar vivendo uma vida selvagem. Problemas familiares, pais doentes requerendo cuidados especiais, acúmulo de compromissos financeiros, e assim fica cada vez mais difícil simplesmente sentar e observar a natureza; sempre surge algo inesperado para tirar o nosso sossego, roubar nossa paz.
Em um dos livros de cartas doutrinárias, Antonio Cottas orienta: "Levante-se de manhã, faça a limpeza psíquica e diga para si mesmo: A tempestade já passou, agora vem a bonança!". Após uma semana difícil comecei a repetir essa frase e passei a me sentir melhor.
Precisamos olhar para a vida como olhamos para o tempo. Quando notamos a formação de uma tempestade que ameaça cair e deixa o dia escuro, chega-se a sentir um certo temor pelas conseqüências materiais que dela podem advir. Nesses momentos devemos pensar: "Caia logo e mostre a sua força, depois cuidaremos dos prejuízos, sem medo." Com as preocupações devemos agir de modo igual. Quando estamos com certa insegurança a respeito de algo, é melhor pensar assim: "Faça o seu pior e eu farei o meu". Claro que faremos o nosso melhor, mas sem apreensões, porque no fim, de um jeito ou de outro, tudo sempre passa mesmo!
Num certo dia turbulento encontrei a seguinte frase: "Não permita que sua dor, seja ela causada pelo motivo que for, o impeça de perceber a beleza de cada momento!" Grande frase, grande inspiração! É preciso aprender a deixar as situações terminarem seu ciclo, é preciso aprender a esperar pela calmaria, não adianta querer parar as pedras enquanto elas estão rolando. Aí entra a Doutrina Racionalista Cristã. Convido a todos que me lêem a pôr no papel todas as questões que os afligem neste exato momento, todos os problemas, apreensões, angústias. Guardem a lista em uma gaveta e freqüentem durante uma semana, sem falhar nem um dia, militantes e não militantes, cada qual nos dias próprios, preparando-se mentalmente em casa com a limpeza psíquica nos horários adequados, fazendo 15 minutos de leitura, seguindo a disciplina racionalista cristã à risca. Tenho certeza de que, após o período, ao retomarem a lista, se os problemas não estiverem resolvidos ao menos a visão que terão de cada um deles será totalmente diferente, e isso não é mágica, é ciência, é o poder latente em cada um de nós de modificar a nossa vida, é atitude mental, fluidos superiores intuindo para o bem.
Felicidade é poder deitar a cabeça no travesseiro e não pensar em nada, e isso só é possível neste plano com preparo mental, disciplina, força, porque a cada problema resolvido outro surgirá, pois é através das soluções que encontramos para cada um deles que evoluímos; que aprendemos a ser melhores hoje do que fomos ontem, para amanhã sermos melhores do que somos hoje.
Fechar os olhos, respirar profundamente, não sentir medo de nada, de perdas, de partidas, nada, esses são os raros momentos de paz. Vamos aprender a multiplicá-los, para isso basta um pouco de força de vontade para o cumprimento dos deveres espirituais, e assim, de degrau em degrau, chegaremos ao topo com a certeza de que alcançamos o progresso a que nos propusemos antes mesmo de ser quem somos.

(A autora é militante da Filial Marília, SP)


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida