gazeta2.jpg (8041 bytes)

Líder autêntico

Humberto Rodrigues

No dia 12 de junho de 1983, há exatamente 18 anos, desencarnava o espírito grandioso de Antonio Cottas, após 90 anos de profícua vida física, através da qual exerceu uma magistral gestão presidencial de 57 anos em favor da doutrina espiritualista Racionalismo Cristão.

Meditando sobre a sua atuação na condição de líder da mencionada Doutrina, observamos uma série infindável de predicados dignificantes, e dentre eles podemos destacar a sua imensa capacidade de "saber esperar".

Seu antecessor, Luiz de Mattos, em brilhante proclamação aos acadêmicos no ano de 1918, desenvolveu com rara maestria o cativante tema de "saber esperar", enfatizando que a criatura humana praticante desse princípio sabe raciocinar com acerto, sabe encarar as dificuldades com a calma de quem tem a certeza de que .a maturidade não dá saltos e de que o ser humano não se remodela nem mesmo em séculos de existências!...

Na década de 40 do século transato, Antonio Cottas foi acossado por uma oposição minoritária, a qual na ocasião dava a impressão de que conseguiria alcançar os seus nefandos objetivos. O nosso grande líder manteve-se impassível, calmo, confiante, SABENDO ESPERAR, MAS LUTANDO SEMPRE, como assinalava Luiz de Mattos na aludida proclamação aos acadêmicos.

O resultado não poderia ser outro. Antonio Cottas tornou-se vitorioso no embate e, finalmente, foi homenageado numa significativa solenidade que passou à história com o título de "A Consagração da Verdade".

O ser humano que sabe esperar tem condições de preparar uma retirada estratégica para, no momento oportuno, avançar resolutamente como faz um exército comandado por um general inteligente e astuto.

Assim foi Antonio Cottas na sua luta em prol do Racionalismo Cristão, sabendo esperar, sabendo ser um general inteligente e astuto e sendo apoiado também por outros grandes generais no momento delicado da célebre década de 40, como Roberto Dias Lopes, Emir Nunes de Oliveira e muitos outros.

A grande Verdade é que os cargos de comando, de um modo geral, estão sempre sujeitos às invectivas de uma oposição que, muitas das vezes, lança mão da solércia, da injúria e da calúnia, mas perante aquele que sabe ser comandante essa oposição forçosamente só poderá atingir a condição de minoritária e insignificante, e esse comandante, consciente de sua responsabilidade, responderá sempre com o silêncio e o desprezo, e SABERÁ ESPERAR MAS LUTANDO SEMPRE, como proclamava Luiz de Mattos. Esse comandante, enfim, saberá encarar os fatos de maneira holística no sentido abrangente e de modo excelso no sentido transcendente.

Antonio Cottas também soube enquadrar-se nesse tipo de comandante, por isso foi um lutador vitorioso, porque conseguiu vencer a sua oposição e obteve a glória de passar à história como o GRANDE CONSOLIDADOR da obra de Luiz de Mattos.

Assim sendo, não haverá oposição vitoriosa perante aqueles que souberem dignificar o cargo que ocupam.

Os grandes e nobres exemplos existem para serem seguidos e venerados. Sigamos, pois, as veredas trilhadas por Antonio Cottas, cuja figura sublime está indelevelmente gravada na História do Racionalismo Cristão!

 

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida