gazeta2.jpg (8041 bytes)

Homenagem a Antonio do Nascimento Cottas

José Alexandre Gomes

Antonio do Nascimento Cottas nasceu em 19 de novembro de 1892, em Sirvuzelo, Monte Alegre, Portugal, e emigrou para o Brasil no dia 18 de abril de 1905, aos 12 anos de idade, ingressando, desde logo, no comércio, onde prosperou, tornando-se dos mais acatados e respeitados comerciantes. Nessa época, Antonio Cottas enfrentou muitas barreiras, teve muitos aborrecimentos, mas sempre conseguiu sair deles com fortaleza, com perseverança, sempre achando que teria dias melhores. Quando tinha um dia ruim, deixava aquele dia passar, fazia tudo para não lembrar o que passou para não sofrer. Assim cresceu Antonio Cottas, física e espiritualmente, tornando-se uma figura admirável.
No Racionalismo Cristão, realizou uma obra gigantesca. Com a desencarnação do mestre Luiz de Mattos, em 15 de janeiro de 1926, assumiu a chefia do Racionalismo Cristão e nessa direção permaneceu por mais de 57 anos. Em 1983, seu espírito desprendeu-se da matéria, ascendendo, de imediato, ao plano Astral Superior, esfera em que passou a trabalhar mais e mais, comandando os trabalhos astrais de todas as Casas Racionalistas Cristãs no mundo, abrindo as mentes das criaturas que têm boa vontade, que querem aprender e espiritualizar-se cada vez mais.
No início, quando foi escolhido pelo seu mestre Luiz de Mattos para dirigir a Casa Chefe, Antonio Cottas teve receio. Ficou preocupado porque jamais imaginou que podia ter forças para assumir tanta responsabilidade. Já avaliava que seria uma gestão difícil, mas nada temia, porque confiava na formação moral e espiritual que norteava a sua prodigiosa vida. E acreditamos que aquela força que teve Antonio Cottas não veio só dos amigos incondicionais que o rodeavam, veio, sim, do Espaço, porque ele estava sendo efluviado pela plêiade do Astral Superior.
Antonio Cottas viveu uma vida longa de trabalho, de sofrimento e de angústia, mas jamais se rebelou e emitiu um pensamento de malquerença para quem quer que fosse, porque sabia perfeitamente que quem mal faz o está fazendo para si mesmo. Nunca deixava de dar um conselho e uma palavra amiga quando a ele chegavam, às vezes, até criaturas desesperadas.
Através das suas Cartas Doutrinárias entrava em contato com criaturas sofredoras, obsedadas, doentes incuráveis, que muitas das vezes não era doença física e sim mental, psíquica, e com o seu pensamento forte, com suas irradiações, amenizava seus sofrimentos. Na Casa Chefe, Antonio Cottas dava conselhos e conforto moral, e às vezes até ajuda material, e quem chegava chorando saía sorrindo. Toda carta que ele recebia tinha uma resposta. Muitas vezes ele dava uma resposta dura, para sacudir as criaturas, porque, devido às circunstâncias, era obrigado a falar mais duro, mas não era com rancor, e, sim, com energia cristã, porque nem todas as criaturas têm o poder de reagir por si próprias às fraquezas; é preciso que outros as sacudam, para que possam despertar.
Seus conselhos à cabeceira da mesa eram sempre os mesmos, mudava às vezes o modo de se expressar, porque era preciso alertar para que pusessem a vontade em ação, a fim de alcançar a meta desejada. Às vezes ele tinha que ser um pouco áspero, mas não por maldade, era para sacudir as criaturas para que elas pudessem enxergar um pouquinho mais e sentir que estavam errando, erro esse que não era desculpado quando tinham a consciência do que estava fazendo. Antonio Cottas lucrou o máximo que podia em amenizar o sofrimento alheio através das suas Cartas Doutrinárias, dos seus conselhos, das suas orientações sábias, e eram grandes sua alegria e satisfação espiritual quando sentia que eles recebiam a sua irradiação, como ficavam felizes e sorridentes.
Não podemos avaliar a alegria, a emoção espiritual daquelas criaturas que viviam distantes, como em Cabo Verde, minha terra natal - porque isso aconteceu com minha mãe - quando tinham qualquer contato ou conhecimento direto, vamos dizer assim, com Antonio Cottas, aquele que comandou o Racionalismo Cristão no mundo Terra no século passado.
Antonio Cottas era um homem que sempre fechava os olhos para alguma coisa que observava que estava errado, para ver se despertava nas criaturas a vontade de ser racionalista cristã. E conseguiu. Conseguiu porque muitos seres que chegaram à Casa Chefe não tinham conhecimento algum do que era o Racionalismo Cristão. Mas após escutarem as doutrinações de Antonio Cottas e as explanações dos espíritos do Astral Superior, como o de Luiz de Mattos e muitos outros espíritos de luz dando conselhos e orientações maravilhosas, esses seres foram despertando, lá ficaram e se esclareceram, e a maioria está no Astral Superior, trabalhando para o engrandecimento desta maravilhosa Doutrina. E foi assim que a Doutrina de Jesus e Luiz de Mattos se levantou e continua expandindo-se mundo afora, porque Antonio Cottas deixou criaturas dignas no comando do Racionalismo Cristão, que estão trabalhando com denodo, com vontade férrea e sabem por que são racionalistas cristãos. E com isso o Racionalismo Cristão vai avante e não parará jamais!
Antonio Cottas usou a mesma técnica que o fundador do Racionalismo Cristão usou, praticou os mesmos atos com elevação espiritual, e esperamos que isso continue e permaneça em primeiro plano, levar à frente, levar longe o conhecimento sábio e a expansão do Racionalismo Cristão. E o presidente internacional do Racionalismo Cristão, dr. Humberto Machado Rodrigues, sobrinho e sucessor de Antonio Cottas, está usando a mesma técnica. Então isso deve continuar.
Antonio Cottas lutou muito, e, com todo o trabalho e desventuras que teve, soube dar prosseguimento ao trabalho implantado pelo mestre Luiz de Mattos, deixando a Doutrina consolidada para aqueles que querem conhecer um pouco mais dessa verdade e querem trabalhar nas fileiras do Racionalismo Cristão.
Como comandante do Racionalismo Cristão por mais de meio século, pelos importantes trabalhos prestados à humanidade e pelas lutas gloriosas de um homem competente, trabalhador, honesto e, sobretudo, como o grande consolidador do Racionalismo Cristão, quando desencarnou, ao prestar contas ao seu grande mestre Luiz de Mattos, e com justa razão, foi determinado a trabalhar como Presidente Astral do Racionalismo Cristão em toda a face do planeta Terra. Não é uma felicidade quando isso acontece?
Antonio Cottas teve momentos em sua vida que foram tão satisfatórios para o seu espírito, que hoje podemos dizer que ele foi um homem muito feliz. Ele foi feliz porque nunca almejou chegar aonde não podia. Dentro daquela felicidade ele conseguiu ultrapassar barreiras, que os que foram seus amigos, amigos verdadeiros e leais - tais como Henrique Ribeiro Bastos, Roberto Dias Lopes, Emir Nunes de Oliveira e muitos outros que estão na plêiade Astral Superior - nunca o abandonaram, por mais difíceis que fossem os momentos em sua vida. Antonio Cottas era um homem simples e despido de vaidade. Desenvolveu sua espiritualidade naquilo que achava melhor para dar continuidade à obra do mestre Luiz de Mattos e cumprir a árdua missão que o trouxe à Terra.
A luta de Antonio Cottas foi bravia. Esse homem lutou tremendamente para consolidar o Racionalismo Cristão no planeta Terra. Falava terra-a-terra, foi o maior discípulo do mestre Luiz de Mattos, nunca foi fanático, porque durante toda a sua vida lia o que estava nas linhas, e muito mais, entendia o que estava nas entrelinhas.
A luta de Antonio Cottas, para muitos que chegaram ao Racionalismo Cristão recentemente, é desconhecida, mas os que conviverem com ele, que sabem da história do Racionalismo Cristão desde a sua fundação e através das suas obras, sabem quem foi Antonio Cottas. Ele foi e continua a ser um grandioso espírito na plêiade do Astral Superior, grandioso porque cumpriu a árdua missão que o trouxe à Terra, sabia como trabalhar das duas formas, tanto material como espiritualmente. Nunca deixou que uma parte atrapalhasse a outra, pois tinha consciência absoluta do motivo por que estava neste mundo. Quantos espíritos ele esclareceu com sua voz firme, com sua bondade, com sua sabedoria! Não é uma felicidade para um espírito como o de Antônio Cottas sentir que deixou saudades, mesmo para os que não tinham nenhum contato com a sua presença física?
Fizemos este breve relato, para lembrar de um pouquinho da vida de Antonio Cottas, quando ele estava de posse do seu corpo físico. Não é por vaidade e nem para elogiar o seu espírito que o fizemos, porque sabemos que ele não gosta de elogios e nem de agradecimentos, é simplesmente para lembrar alguns companheiros novos quem realmente foi Antonio Cottas, e que ele está trabalhando como Presidente Astral do Racionalismo Cristão em toda a face do planeta Terra.

(O autor é freqüentador da Casa racionalista cristã em Stoughton, EUA)


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida