Hierarquia e liderança
Lília Rodrigues da Silva Paiva
Tudo para que se estabelecem regras, de um modo em geral, podemos dizer até universalmente, está baseado nos princípios da hierarquia e liderança. A liderança impera em todos os sentidos que possamos imaginar. Nos setores da vida, seja em uma Nação, Estado, Município, oficinas de trabalho em suas diversas atividades profissionais, nos lares, nas grandes e pequenas instituições etc., sempre há um líder para comandar, direcionar todos os empreendimentos, ideais e tarefas, nos quais os liderados, compreendendo o sentido da liderança, evidentemente saberão o que é o trabalho harmônico em equipe, em comunhão de pensamentos, e o resultado é o sucesso para líderes e liderados.
No universo que nos cerca, quando estudamos os princípios da astronomia, verificamos também a liderança sideral. Quantos e quantos sistemas estelares existem, sendo o núcleo uma estrela arrastando vários planetas e estes, os seus satélites.
Vamos exemplificar com o nosso Sistema Solar, cujo núcleo é composto pelo Sol, estrela de quinta grandeza Em torno desta estrela giram nove planetas, com seus satélites. Vamos citá-los na ordem: Mercúrio e Vênus, estes dois planetas não têm satélites; Terra, cujo satélite é a Lua; Marte, com dois: Phobus e Deimos; Saturno, com nove: Dione, Encélade, Phoebe, Hiperion, Iapetus, Mimas, Rhéa, Tetis e Titã; Júpiter, o maior dos planetas, com 12 satélites, mas apenas cinco reconhecidos nominalmente: Io, Calixto, Europa, Amaltéa e Ganimedes; Urano, com cinco: Uriel, Umbriel, Oberon, Titânia e Miranda; Netuno, com dois: Tritão e Nereida; e finalmente Plutão, com seu satélite, Caronti, descoberto recentemente. Então, perguntamos: não seria o Sol um líder estelar, assim como existem nas galáxias que compõem o espaço sideral bilhões e bilhões de sistemas a liderar o cosmos com seus sistemas, todos obedecendo rigorosamente suas órbitas, exemplificando a ordem de serem liderados por grandes astros?
Observamos que os animais estão sempre em grupos, nos quais também existe um líder para direcionar os demais que se norteiam em quaisquer circunstâncias através dos sinais emitidos pelo seu líder para ocupar as posições exigidas nos momentos certos, sendo que nenhum atropela o outro e nem passa por cima, isto sendo cada um na sua espécie.
Se todos os humanos soubessem com rigor o significado da palavra liderança saberiam também o que é o respeito a um superior, não no sentido de grandeza, megalomania, despotismo, absolutismo, mas no sentido sublime da palavra líder, nato de espírito, aquele que nasceu para liderar, para prosperar juntamente com aqueles que estão sob a sua liderança, levando adiante todo e qualquer empreendimento, reconhecendo que a união faz a força, e que é através de equipes sólidas que se pode vencer todas as batalhas terrenas em qualquer situação. Então os liderados reconheceriam a hierarquia, que é a ordem graduada, categoria existente em qualquer corporação, comunidade, coletividade, setores empresariais, instituições e, principalmente, na dinâmica universal, regida pelas leis naturais a que tudo está sujeito.
Quando o ser humano tem o conhecimento e o reconhecimento da hierarquia, ele faz na sua própria vida um organograma que institui todos os seus atos, hábitos, atitudes, refaz passos e reconstrói aquilo que um dia por acaso chegou a destruir. E quando ele pensa apenas na sua evolução, tanto material como espiritual, esse organograma íntimo faz com que reconheça os seus valores, a sua grandeza de ânimo, tornando-o capaz de realizar os maiores empreendimentos em todos os setores de sua vida, porque sabe viver moderadamente dentro dos princípios de ponderação, justiça, simplicidade e educação, atributos que elevam a criatura a um nível de compreensão maior da sua existência no planeta Terra.
Todos nós, em nossos momentos de reflexão íntima, devemos sempre nos perguntar: estamos vivendo dentro desses princípios? Estamos respeitando todas as lideranças e hierarquias a que estamos sujeitos? Este exame de consciência devemos realizar sempre, se quisermos nos projetar na escalada da vida, porque esta não se resume apenas na trajetória pela vida terrena, e por isto devemos nos aperfeiçoar cada vez mais, baseando-nos nesses dois princípios.
No Espaço Superior não existem infrações nem deslizes, existe apenas a perfeição da dinâmica de todo o Universo; e é para ela que nos devemos preparar, pois tanto é certo o desprendimento da partícula da Força Criadora para o começo do seu processo evolutivo como também depois de concluso é certo o seu retorno para o Criador.
A autora é Presidente da Filial de Belo Horizonte, MG
Página Principal
| Index | Biografias |
Artigos |
A Razão | Mediunidade
| Saúde física e psíquica | Notícias
Inaugurações
| Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros |
Poesia | Todos os sites RC
Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida |