gazeta2.jpg (8041 bytes)

Gentileza, essa dádiva maravilhosa

Antonio Cristovam Monteiro

Gentileza é um dos atributos do espírito que lubrificam o relacionamento das criaturas, tornando-as humanamente mais ponderadas e equilibradas no viver terreno. Tem ela o condão de desarmar os espíritos de malquerenças no trato com o seu semelhante. Quem rotineiramente a pratica com aquela indizível satisfação de ser útil, prestativo ao próximo, sem qualquer laivo de segundas intenções, e quem a recebe, a menos que seja um irrecuperável emperdenido do espírito, se sente sensibilizado por aquela sensação de bem-querer e, instintivamente, é impelido a retribuir tão cativante tratamento. Daí ser comum dizer-se que gentileza gera gentileza. Ela é a chave do fraternal entrelaçamento humano.
A um gesto, a um favor prestado não se deve dizer "muito obrigado" e sim "agradecido" e, ao contrário de "por favor", diga-se "por gentileza", porque ninguém a nada é obrigado. Temos que praticar a gentileza por consideração ao próximo, e não por favor, como ensinava um cidadão cujo nome civil era José de Trino, que se tornou conhecido como Profeta Gentileza. Proprietário de uma próspera empresa de transporte no bairro de Guadalupe, no Rio de Janeiro, encerrou repentinamente suas atividades para fazer pregações pelas ruas e avenidas centrais da cidade contra a violência, a perversão de costumes, a maledicência, enfatizando como procedimento fundamental a eliminação de todos esses males a gentileza no relacionamento entre as criaturas. Essa mudança brusca de atitude veio-lhe daquele pavoroso incêndio em um circo em função, com lotação esgotada, em Niterói, na noite do dia 17 de dezembro de 1961. Corre versão de que teria ele parentes ou outras pessoas de sua amizade entre as vítimas. O certo é que poucos escaparam daquela catástrofe. Profundamente consternado, empregou todo o dinheiro apurado na extinção de sua empresa na ajuda da recuperação daqueles poucos que foram salvos, mas em precário estado de saúde, pelas queimaduras.
No local daquela tragédia fez construir às suas expensas um jardim. Deixou crescer os cabelos e a barba já grisalhos, passou a envergar uma túnica alva e, calçando sandálias, empunhava um estandarte coalhado de inscrições de fundo moral e incentivadores da harmonia, paz e bom entendimento das pessoas, estado de bem aventurança a que só se poderia chegar pela prática da gentileza de maneiras. Acercava-se da aglomeração de pessoas, na travessia das ruas e avenidas, à espera do momento propício, e aproveitava para rápidas e objetivas doutrinações e, tal era a suavidade e brandura de suas palavras que, constantemente, era aplaudido pelos circunstantes.
Não mendigava. As pessoas é que, tomadas pela gentileza que as suas palavras infundiam, procuravam espontaneamente os seus vizinhos, que a ele sutilmente proporcionavam o indispensável à subsistência. Enfatizava ele que o que gratuitamente recebia, os ensinamentos de Cristo, de graça teria que os divulgar.
Não deixa, por assim dizer, de ser tal comportamento uma obsessão, porém é, de certo modo, inofensiva, até benigna, pela lhaneza, suavidade com que pregava a concórdia, a harmonia de se viver através, pois, da gentileza, das boas maneiras, bem e totalmente diferente dos mórbidos estados obsessivos de certos pregadores, que conduzem ao fanatismo e, não raro, à loucura, ou quando não à esperteza, à velhacaria dos falsos mentores espirituais.
Tal foi o grau de simpatia que granjeou na população o Profeta Gentileza que se cuidou de erigir um monumento à sua memória. É um exemplo vivo e edificante do que nos pode prodigalizar a prática rotineira, descontraída, espontânea, desinteressada da gentileza que a nós, racionalistas cristãos, cumpre, com todo o empenho e entusiasmo, intensificar entre os nossos e, também, prazerosamente, demonstrá-la àqueles que da nossa querida Doutrina se aproximem.

(O autor é diretor procurador da Casa Chefe)


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida