A força do progresso, ação positiva das leis universais
José Rodrigues da Silva
Não se pode negar o fato de que as leis universais impulsionam o progresso da vida terrena de maneira séria e objetiva, e, se muitos espíritos encarnados não se apercebem disso, responde por este desconhecimento a falta de uma visão panorâmica do que vai pelo mundo. Quem se esforçar na busca de substanciais informações, sobretudo nas elevadas lições do Racionalismo Cristão, chegará facilmente à compreensão dos mais variados fenômenos ocorridos no planeta Terra, onde estão encarnados seres propensos à luta proveitosa em todos os campos das atividades humanas, visando ao bem-estar comum.
E há de levar-se em conta ser bem maior o número dos operosos do progresso, se compararmos esse número à massa de pensamentos e atos grosseiros, desmedida e criminosamente ambiciosos, maus, egoístas em alto grau, dos quais muito pouco ou quase nada e, às vezes, até mesmo nada de bom se pode esperar. Enquanto os primeiros são espíritos fundamentalmente sinceros no cumprimento de seus compromissos pessoais, os segundos são alheios aos deveres que lhes são inerentes. Os espíritos propositalmente transgressores das leis espirituais subestimam todo e qualquer conselho útil, mas isso só redunda em seu próprio prejuízo.
Vivendo na Terra através de um corpo físico, o renitente em estar alheio ao progresso esquece-se do que traçou no seu plano astral para a reencarnação neste mundo, onde as atrações puramente físicas ofuscam a memória espiritual, restando-lhe apenas como memória a lembrança de coisas de natureza materializada. Quando isso acontece, o espírito encarnado envolve-se numa atmosfera enfermiça, e eis aí o fato de não ser o materialão portador das energias anímicas encontradas nos homens cuja honradez de propósitos brilha em todas as circunstâncias favoráveis e desfavoráveis da vida. Os bravos lutadores são espíritos encarnados que impulsionam o desenvolvimento de tudo em que puserem as mãos, enquanto os maldosos e os indiferentes não lutam, esperando ter suas existências transformadas para melhor, mas, certamente, com o toque de uma varinha mágica.
Há muito endurecimento por parte de grande número de encarnados, em praticamente tudo quanto existe de bom na face da Terra; de ótimo, então, o endurecimento é ainda mais intenso. O que dizer quanto ao que é de excepcional qualidade? Isto porque para o homem dirigir-se ao caminho da honra e do dever tem necessidade de, diariamente, fazer um profundo exame interior e verificar se seu comportamento merece a aprovação ou a recriminação das pessoas de bem. Esse exame diário é a penetração do espírito encarnado em seus arquivos que, vamos assim dizer, formam sua memória espiritual. As palavras proferidas pelas irradiações adotadas pelo Racionalismo Cristão na limpeza psíquica não deixam de ter as características dessa penetração, se feitas com bastante atenção e reflexão mental.
O aprofundamento em seu interior, não resta a menor dúvida, é susceptível de levar o encarnado a uma grande transformação de seus comportamentos físico e mental, o que redundará num grande benefício para si e para a coletividade, constituída de outros tantos encarnados no mundo terreno. Isso ocorrendo, ingressa na ordem evolutiva da vida mais um legionário do cumprimento do dever, para a alegria insofismável das Forças Superiores habitantes dos mundos de grande evolução, e que tudo fazem pelo desenvolvimento da intensidade de nós outros, os encarnados. Se o progresso de tudo está na força infinita das forças universais, os aliados a ele são prejudicados. Em qualquer trabalho executado com amor e dedicação, no final da obra realizada está a representação do resgate de uma parte dos compromissos quando o encarnado se achava em seu Mundo Astral, preparando-se para vir de novo à Terra.
O resgate de cada compromisso registrado no arquivo do encarnado proporciona-lhe condições de puxar para si maior intensidade espiritual a ser observada em seu Mundo Astral, quando para lá retornar após a desencarnação. E isso sem falar na saúde do corpo físico como resultado de uma vida justa e equilibrada. Esta é uma grande verdade ensinada pelo Racionalismo Cristão, doutrina de muita consideração e importância do estupendo labor de preparar a humanidade para ajudar-se a si mesma.
No cumprimento dos preceitos, das leis do progresso da civilização, cada um apressará indubitavelmente a sua despedida para sempre ao Planeta Terra.
O autor era Interventor em Minas Gerais e
presidente da Filial de Barro Preto
em Belo Horizonte, Brasil, tendo desencarnado no dia 22 de novembro de 2003
Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | A Razão | RC Inglês | RC Espanhol | RC Imagens
Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida |