gazeta2.jpg (8041 bytes)

A Força é primordial

Antonio Cottas

Depois da tempestade vem sempre a bonança, todos sabem disso muito bem. As nuvens se afastam para que o sol apareça e esquente os corpos, modificando o ambiente. E, assim sendo, os espíritos também, através da sua irradiação, dão calor aos seus corpos, quando encarnados, para vivificá-los e ajudá-los a caminhar.

Aqueles que vêm ao Racionalismo Cristão cientes estão de que podem e devem irradiar sempre bem para poder se esquentar espiritualmente, e para que seus corpos tenham a vivacidade precisa para se locomover, para trabalhar, para discernir, através de pensamentos honestos, o que é certo e o que é errado.

Aqueles que estudam as obras que esta Doutrina edita chegam à conclusão do que são como Força e Matéria e, quando o indivíduo se fixa nesses dois fatores da vida, conclui que a Força é primordial, e, assim sendo, dá o devido valor, através do pensamento, a essa Força, para que ela cada vez mais irradie o ambiente onde ele tem que viver.

No livro A vida fora da matéria muito se aprende a respeito de irradiações maléficas e benéficas e ao que o ser pode ficar reduzido quando não se comporta bem. E, ao contrário, quando ele se comporta bem, tem saúde, alegria e paz. Basta às vezes uma palavra amiga, passar-se a mão pela cabeça de uma criança quando ela sofre, no adulto, quando ele chega ao desânimo, para que se anime, porque palavras são palavras, mas os pensamentos são mais fortes, mais possantes e, portanto, mais nítidos na vida da criatura humana. Falar todos falam, mas o pensamento deve ser sempre de irradiação para o próximo, de elevação espiritual para que a criatura se desvie do mau caminho.

A obra básica desta Doutrina, Racionalismo Cristão, deve ser estudada e levada a sério. E, quando o indivíduo se reveste de força de vontade para estudar, compreende a vida com serenidade, valor e espírito de justiça para com o próximo. E esses fatores devem ser cultivados, não diremos hora a hora, porque o homem tem a sua vida material, mas toda vez que lhe for possível, a criatura deve pegar numa obra nossa para se fortificar, para se esclarecer melhor e dominar os seus ímpetos.

Esta Doutrina estimula a todos que aqui vêm para se elevarem através do pensamento, das atitudes honestas, das palavras dignas, de um comportamento retilíneo que deve servir de exemplo a todos.

O Racionalismo Cristão vai seguindo o seu programa, que é vasto e profundo; as criaturas vão vindo, vão chegando; se umas não se esclarecem de pronto, isso também não importa, porque cada um deve fazer o máximo que puder por si mesmo, sem se esquecer, é claro, do seu semelhante. E costuma-se até afirmar que a criatura não deve desejar para os outros aquilo que não deseja para si.

 

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida