gazeta2.jpg (8041 bytes)

Família, célula da humanidade

Vantuil Fazollo

É necessário que escrevamos sempre e enalteçamos perenemente como deve ser o real comportamento dos seres humanos diante da instituição da família, já que é nesta que pousam todos os princípios que irão aperfeiçoar o relacionamento do homem e, por extensão, o das coletividades que têm sua expressão máxima na humanidade, onde evoluem bilhões de seres humanos. Não podemos nunca nos esquecer de que o supedâneo das sociedades bem constituídas é, sem dúvida, a família, que pode ser considerada como uma célula da humanidade.

Nos dias atuais vê-se uma certa tendência para o desmoronamento de muitos lares que poderiam ser um exemplo de vida, tudo em função do vírus representado pelo egocentrismo e egoísmo sem fim, que vêm fazendo desmoronar muitas sociedades conjugais que de tudo dispunham para êxito completo. Porém, como em momento algum o mal pode vencer o Bem, os índices evolucionistas de aprimoramento das famílias hão de prevalecer, e, por certo, uma força e uma nova sociedade compostas por verdadeiros altruístas surgirão, restabelecendo o equilíbrio que conduzirá a inexoráveis progressos, já que a evolução se fará.

As células, através de uma força de coesão unem-se e têm formado os corpos. Portanto, da mesma forma, ocorrerá, também, a homogeneidade das famílias, constituindo sociedades conjugais progressistas, pacíficas e evolucionistas, onde virão aflorar as virtudes humanas, com reflexo direto na humanidade, sepultando os desentendimentos mundiais de hoje, que representam uma tempestade, para se vislumbrar a bonança que logo após surge.

A propósito, lê-se na obra básica do Racionalismo Cristão: "Essa força de coesão só poderá resultar da afinidade de sentimentos elevados, das nobres aspirações alimentadas, da solidariedade nos atos de aperfeiçoamento e na desindividualização dos esforços empregados em benefício comum".

Quando se fala nas afinidades de sentimentos elevados, é de se entender que todos os viventes deste minúsculo planeta-mundo-escola, que é a Terra, aqui aportaram vindos de seus mundos de estágios, em Plano Astral, e trouxeram na força (espírito) e na matéria quintessenciada do perispírito só sentimentos elevados a noções progressistas, previamente programados, voltados para o desenvolvimento e evolução que constitui a meta de cada ser.

As nobres aspirações alimentadas são da mais pura essência, e deixá-las escapar com os convívios terrestres significa perder precioso tempo na longa marcha evolutiva que o espírito terá que cumprir, em suas seculares estadas por este globo-cadinho depurador de almas.

Também a solidariedade nos atos de aperfeiçoamento terá que acontecer. É necessário que se pense que a Força Criadora é una e cada espírito representa uma miniatura dessa força, e a única diferença existente entre o mundo-escola (Terra) e o mundo de estágio (no Astral Superior), de onde emanam espírito e perispírito, é que na Terra há estes que convivem com diversas classes de espírito, uns mais e outros menos evoluídos, porém todos, sem exceção, com um só objetivo colimado – a Evolução. Torna-se, pois, mister que as convivências e, por conseqüência, o cultivo das boas ações, fruto da solidariedade entre os viventes, seja uma constante no pensamento dos seres, como se nele arraigada.

Por derradeiro, é necessário que cada espírito cumpra sua missão evolutiva, no mundo Terra, a exemplo de tantos outros espíritos que evoluem em inumeráveis mundos existentes em outros Sistemas Solares, na vastidão das Galáxias e do Universo. Tem que se conscientizar, por conseguinte, que, embora sendo o ser humano um indivíduo, tem este sempre que se preocupar com a desindividualização de seus esforços, direcionando-os para os interesses da coletividade, no concerto e cotejo das ações para o bem comum, como deve sê-lo, também, na humanidade em si.

Vantuil Fazollo é freqüentador da Casa Chefe.

 

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida