gazeta2.jpg (8041 bytes)

Essa tal felicidade

Heloisa Ferreira da Costa

Acabou mais um ano, desejamos e recebemos votos de um feliz Ano Novo, mas, afinal, o que é essa tal felicidade que tanto proclamamos? Para cada pessoa ela tem um significado diferente: para alguns é a posse de bens materiais; para outros, relacionamentos; e alguns só são felizes onde não estão.

Todo início de ano procuro fazer uma lista das metas que quero alcançar no período que se inicia e, ao longo da vida, percebo a mudança dos meus desejos, daquilo que significa felicidade de acordo com a minha maturidade. Por exemplo, antes meus maiores anseios estavam relacionados com sucesso na carreira. O tempo passou, obtive sucesso e percebi que não era mais tão importante. Depois, que iria formar uma família. Então percebi que solteiros têm mais tempo para estudar, aprender, trabalhar e passear. Assim passou para segundo plano também. Queria, então, ter ótima condição física, mas nada fazia para isso, apenas almejava, até que me pus ao trabalho físico e emagreci 10 quilos. Logo, essa parte, como tantas outras, estava em minhas mãos. Queria ter paz, mas a vida material me envolvia de tal forma que era difícil encontrar quietude no meu interior.

Passados todos esses anos, após muita reflexão, sei exatamente o que quero, o que já é uma grande coisa. Muitos andam às tontas sem saber de onde vieram e nem aonde querem chegar. Em primeiro lugar, para que possamos realizar qualquer coisa na vida é preciso saúde, sem ela nada tem graça, nem dinheiro, sucesso ou beleza; depois, paz espiritual, e aí entra a nossa Doutrina, desejo vê-la expandir-se, e a paz que tanto procurei encontro todos os dias ao abrir as janelas desta querida filial fincada em solo firme pelo meu avô, José Ferreira da Costa, a quem eu procuro honrar, cumprindo meus deveres gostosamente. É dos livros do Redentor esta bela passagem: "Nos meus mais tormentosos momentos, foi nos princípios que encontrei o bálsamo consolador, foi na Doutrina que encontrei o bastão em que me apoiei, conferindo-me o ânimo para tudo suportar e vencer; tudo venci e não abdiquei, nem abdicaria por nada dos Princípios."

Assim fizerem aqueles que já passaram por aqui e esta é a minha maior herança.

Continuando minha lista de objetivos, depois de saúde e paz, o que mais pode importar na vida? Ver, felizes e saudáveis, aqueles que amamos, incondicionalmente, independentemente do grau espiritual de cada um. Compreendo que todos têm o seu próprio tempo para amadurecer e não se angustiar mais diante das situações que não se pode mudar. É claro que aí vem um pouco de matéria, e me pergunto: gostaria de ficar muito rica? Não, seria ruim. Quero, sim, continuar a trabalhar na minha profissão com amor, como tenho feito nesses 21 anos dedicados à Odontologia, ganhar o suficiente para ter uma vida tranqüila, sem sobressaltos. Acima de tudo, quero ter equilíbrio e serenidade para atravessar as tempestades da vida, que virão sempre com ondas mais altas, porque só atravessando essas turbulências é que nos aperfeiçoamos e evoluímos.

Nunca tive a intenção de ser filósofa ou de impor minhas verdades, sou e sempre serei uma professora, e como tal é minha obrigação estudar e repassar o que leio, os exemplos da História é que servem de ensinamentos para aqueles que estão, como eu, em busca de si mesmos. Sou um instrumento, como tantos, da Doutrina Racionalista Cristã, tenho consciência de que estou encarnada e sofro a influência da matéria, mas, se os meus princípios vierem em primeiro lugar, estarei apta a seguir o caminho que tracei, e aquele que apóia sua vida na rocha da espiritualidade não deve temer os vendavais terrenos.

Por fim, concluí na minha busca que a tal felicidade significa estar no controle, tanto da vida espiritual como da material, sentindo o bem-estar de dentro para fora. Se assim pudermos seguir, às vezes tristes, às vezes alegres, porém cumprindo aquilo que nos determinamos fazer em nosso mundo próprio, e entendendo que tudo, tudo mesmo nesta vida é efêmero, poderemos chegar ao fim finalmente felizes!

A autora é militante na Filial de Marília, SP


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | A Razão | Mediunidade | Saúde física e psíquica | Eventos  
Diversos
| Para meditar | Discursos históricos | Livros | Poesia | Informações | Todos os sites RC

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida