gazeta2.jpg (8041 bytes)

A escola da vida nos passa em cada detalhe uma lição

José Rodrigues da Silva

A vida é uma esplêndida escola e, nela, são grandes mestres os homens, as coisas, os fatos e os fenômenos tão numerosos quanto freqüentes. Tudo que existe no planeta Terra e fora dele constitui um manancial de lições e, de um modo ou de outro, está sempre nos oferecendo lições práticas e objetivas sobre a realidade da vida.

Entretanto, o descaso, a indiferença e o menosprezo medram nas trevas da ignorância humana, em cujo terreno inculto esticam as suas grossas e intrusas raízes, impedindo o desenvolvimento de uma educação em massa.

Em muitas pessoas há um forte despreparo para os rumos mais substanciais da verdadeira arte de viver; nessas pessoas estão sempre murchas as pétalas do entusiasmo e, por isso, não podem dar o mais vivo colorido à encarnação do espírito.

Em política, ouve-se muito falar da educação e da sua importância, não só para o próprio cidadão que a recebe como também para a nação. Houve até quem dissesse a seguinte expressão como uma sentença racional: "Se uma nação espera ser livre com seu povo mantido na ignorância, espera o que nunca aconteceu e jamais acontecerá". Em tal caso, a educação é tratada pelo aspecto acadêmico, ou seja, pela aquisição de conhecimento nas escolas públicas e particulares do ensino primário, médio e universitário.

Evidentemente, não se pode negar as vantagens e a utilidade dos valiosos conhecimentos buscados e encontrados nos bancos escolares, onde o homem (vamos assim dizer), não pecando por egoísmo, pode elevar-se ao mais pleno êxito para uma boa marcação de seu lugar no caminho da vida.

Nas escolas, o entusiasmo do aluno leva-o a aumentar as suas aspirações e prosperar, mesmo, num empreendimento que exija grande esforço, e isto não deixa de ser um grande benefício para o estudante e até mesmo para a sociedade da qual ele faz parte.

Todavia, tem também grande utilidade para o ser humano a educação adquirida pela observação direta e pela experiência aguda, acompanhadas do estudo livre oferecido pela natureza através dos reinos mineral, vegetal, animal e hominal. Há grande número de pessoas portadoras apenas de instrução primária que, de esforço em esforço, foram adquirindo conhecimentos fundamentais na prática da vida e, podemos garantir, como tais conhecimentos lhes foram úteis!

O valor de um homem depende das qualidades morais do seu espírito ou, em outras palavras, do grau de educação em que tenha envolvido a sua consciência, convertendo-a em um armazém de boas idéias.

E esse armazenamento pode ser formado dentro e fora das instituições acadêmicas, bastando ao homem adestrar o espírito na percepção, nas comparações e análises de tudo o que encontrar na trajetória de sua encarnação, dando vivacidade e alma ao pensamento e ao raciocínio para o encontro de uma lógica precisa e segura.

O Racionalismo Cristão muito recomenda o homem a aprender e pensar, a refletir com acerto em torno de todo e qualquer assunto, para descobrir nele todas as mudanças. Ora, aprender a pensar equivale a ter capacidade de discernir ou utilizar-se integralmente dos poderes do próprio labor da inteligência.

O autor é presidente da Filial de Belo Horizonte, MG

 

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida