gazeta2.jpg (8041 bytes)

Equilibrio

Heloísa Ferreira da Costa

Quando pensamos em equilíbrio, duas imagens vêm à nossa mente: uma balança e alguém tentando equilibrar-se sobre uma corda.

A primeira imagem, a balança, é o que devemos tentar fazer com nossas atitudes e pensamentos, sempre pesando nossas ações, para que tenhamos harmonia no nosso viver. A segunda imagem, o equilibrista, são as situações perigosas, aquelas em que o equilíbrio representa tudo, pois ao perdê-lo poderemos alterar completamente nosso universo.

O autocontrole é nosso maior desafio. Nas situações de ansiedade e angústia, o espírito se sente desanimado, assolado muitas vezes por calúnias, provocações, e o instinto animal que vive adormecido em cada um de nós quer revelar-se.

Ao lermos alguma coisa positiva a cada manhã, estaremos nos fortalecendo contra as investidas diárias do astral inferior. E com esse hábito estaremos carregando como que um escudo de proteção. Tenho consciência de que há momentos particularmente difíceis, mas para isso existem as Casas Racionalistas e a própria Doutrina, para que possamos procurar alento para nossas maiores aflições. E se tudo na vida passa, o importante é saber esperar pelos momentos melhores.

O equilíbrio é tudo na vida; é através dele que poderemos cumprir a nossa evolução. Os sofrimentos e batalhas sempre serão nossos companheiros enquanto encarnados, mas se a luta terrena é difícil, acreditem que a superior também o é, e os espíritos do Astral Superior não medem esforços para nos intuir durante nossa passagem por momentos difíceis. Mas eles não podem penetrar em uma mente poluída. Por isso, precisamos nos esforçar para mantermo-nos o mais possível puros.

Nosso maior cuidado deve ser com relação à segurança. Muitas vezes julgamos que, por conhecermos as artimanhas do astral inferior e por freqüentarmos a Doutrina, estamos protegidos. Não sejamos ingênuos, não existe isso, a segurança está em nós mesmos. Claro que o conhecimento da vida espiritual ajuda, mas se pensarmos com os mesmos misticismos de outras religiões cairemos no lugar comum e, sem perceber, estaremos sofrendo ataques violentos, seremos absorvidos pela atmosfera negativa e a nossa vida começará a andar para trás.

A humildade é o único caminho seguro, porque através dela seremos capazes de reconhecer nossas falhas e imperfeições. Quando agimos assim, a brincadeira perde a graça e o astral inferior se afasta, permitindo que forças do bem atuem sobre nós.

Viver é uma arte. Quantas vezes não ouvimos isso? Talvez a frase correta devesse ser "Viver é a arte de sobreviver", começar cada dia com a certeza de que desafios virão para serem vencidos, e só quando estivermos preparados espiritualmente é que começaremos a entender a dinâmica da vida e poderemos enfrentar tudo que sabíamos que seria necessário para a nossa evolução.

Aconteça o que acontecer não se desvie da rota traçada, não se deixe levar de roldão nas armadilhas do caminho, aguarde e confie que, mantendo o equilíbrio, por pior que possa ser a situação, há de surgir uma intuição para resolvê-la.

Heloísa Ferreira da Costa, militante da Filial de Marília, SP

 

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida