gazeta2.jpg (8041 bytes)

De volta ao jornal para falar da importância da Doutrina

José Rodrigues da Silva

Muitas são as pessoas amigas que me pediram para continuar mandando artigos para A Razão. Uns escrevendo-me, outros fazendo suas solicitações por telefone para, nesses artigos, mostrar aos leitores o quanto é importante o esforço do Racionalismo Cristão no soerguimento dos hábitos e costumes da humanidade. Ora, principalmente nos tempos atuais, estamos a verificar iniqüidades e mais iniqüidades praticadas por pessoas que parecem ter o direito de errar, mantendo em seus espíritos a falsa concepção de um Deus perdoador das cometidas faltas humanas.

Isso acontece porque essas pessoas desconhecem que a vida de todos está submetida à Lei da Evolução, da qual ninguém pode escapar. Todo ser humano tem que aprimorar o seu espírito no trabalho, no estudo e na constituição de uma exemplar família para contribuir para o progresso do mundo. E só mesmo ensinamentos, como os do Racionalismo Cristão, são realmente fortes para levar os seres humanos ao acesso do cumprimento de sua missão terrena, sem ter que passar por certos dissabores, sem desânimo, sem cambaleio, sem conseqüências de erros extremamente graves, praticados contra o seu semelhante.

Muito forte também tem sido seu dirigente, dr. Humberto Machado Rodrigues, que, à frente dessa profunda filosofia, apesar de muitos embaraços nela ocorridos, tem o reconhecimento dos verdadeiros racionalistas cristãos por suas enérgicas decisões quando o momento exige, exercendo sempre ótimas influências no trabalho de armar a humanidade cada vez mais nas lutas cotidianas. Deste modo ele presta um relevante serviço ao mundo inteiro, com íntima sinceridade. Se trabalharam muito Luiz de Mattos, Luiz Thomaz e Antonio Cottas, na codificação e na consolidação da Doutrina, estão nessa grandiosa luta pelo engrandecimento da humanidade muitos outros homens e mulheres do Racionalismo Cristão, e seu atual presidente internacional vive hoje com largueza de ânimo, está todos os dias em posição de sentido no cumprimento de sua missão.

Deste modo, o Racionalismo Cristão continua prestando a homens e mulheres relevantes serviços de um espiritualismo sadio, enchendo de uma atitude alegre, entusiasmada e esperançosa todos os que buscam seus ensinamentos e esforçam-se no seu melhoramento para imperar sempre o otimismo de vida. O homem esclarecido aciona, assim, sua força de vontade, trabalhando só nas obras proveitosas para si, para a família e para a sociedade. Já disse o articulista, em outro jornal do Racionalismo Cristão, que um homem aumenta muito o seu prestígio pessoal, quando não desdenha os princípios racionais da vida. Isso leva outras pessoas a se maravilharem com a sua tenaz atuação, seus pensamentos e ações são de excelsitude, o trabalho executado é limpo e bem arranjado e o mais importante é ele estar em constante renovação.

Assim sendo, até a sua aparência é outra. Sabendo que sua maior riqueza está no espírito e não no corpo físico, nunca é inimigo de sua própria vida, clara e transparente diante das pessoas que trabalham no caminho do bem, nada podendo pôr peias em sua caminhada. Não é indiferente às realidades da vida, e o estoicismo enche o seu espírito. Passeando, vê em toda sociedade bem organizada a colméia do trabalho.

Usando bem seu livre-arbítrio, não causa evitáveis prostrações nervosas no organismo, consciente de que está no mundo terreno para cuidar do corpo físico, a fim de que esteja em constante situação de fazer com que o espírito se manifeste sempre lúcido e com impulso de caminhar sempre para a frente, e suas manifestações são sempre de serenidade, eis que seu corpo físico e seu espírito evitam todas as excitações funestas. Aliás, no cumprimento de seu dever não tem tempo para as ações desajustadas, ações sem simplicidade e sem evidência, não acompanhando os que vivem sem ordem, método e disciplina.

Como fazem falta os conhecimentos práticos e racionais da vida! Com esses conhecimentos, o Racionalismo Cristão vem realizando sério trabalho desde que foi codificado até os momentos atuais. Hoje, essa Doutrina está em fase de expansão, porque a continuação do trabalho se impõe aos homens dispostos a dar de graça o que de graça receberam.

Os que prezam a vida são cuidadosos. E pondo inteligência aberta na recepção dos conhecimentos práticos da Doutrina, estão constantemente renovando a sua conduta para consigo, seus familiares, seus semelhantes. Seguindo regimes científicos, estão sempre ocupados com coisas certas, e sua linha de ação realmente faz a diferença. Essa não faz dele um megalomaníaco e sim um homem simples, que vive cada vez mais ocupado com a tradição de tudo quanto abraça.

O Autor é Presidente da Filial de Belo Horizonte, MG

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | A  Razão | RC Inglês | RC Espanhol | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida