Descontrole
Heloisa Ferreira da Costa
É preciso domar o espírito como um cavalo bravo, para que mais tarde não venha a sofrer.
O ser humano quer tudo para ontem. Não existe dentro de cada um a compreensão de que nem tudo na vida pode ser na hora que se quer e da maneira que se quer. Achar-se o senhor da razão, o incompreendido é muito fácil; difícil é julgar-se com a realidade dos fatos.
O Racionalismo Cristão vem ensinando a seus adeptos, ao longo desses 92 anos, que as melhores qualidades que existem dentro de cada partícula da Inteligência Universal são a humildade e a tolerância. Um racionalista cristão convicto luta para o progresso da Doutrina mas sem se deixar levar pelas paixões, como se ela fosse um partido político qualquer.
A paixão entorpece a lucidez e faz com que o indivíduo faça papel de tolo, porque um espírito esclarecido e cumpridor dos seus deveres não está sempre a questionar o que está errado, mas, sim, tenta identificar o quanto há de certo e aproveitar o que já está feito, a favor de si e da coletividade.
Tudo vem a seu tempo, que é para vir com segurança. Às vezes, o que parece estar errado não está; é preciso trabalhar em prol do Progresso, mas com calma, sem exaltação. Aquele que tem ansiedade não consegue atingir seus objetivos porque se deixa perturbar. Ninguém está protegido contra ataques do astral inferior; o pensamento deve estar sempre firme, lúcido, porque o ser que não tem controle e carrega a intransigência no seu querer torna-se uma marionete nas mãos perniciosas daqueles que estão sempre à espreita para um bote. Ninguém está imune. Um pensamento maldoso, uma ironia fora de hora são suficientes para as intuições maléficas. É preciso atenção aos princípios, à disciplina. Uma corrente mal formada, um médium mistificador são suficientes para destruir um espírito bem intencionado. Não há que se atropelar a história mas, sim, aguardar o momento ce to para vivê-la.
Um estudioso da vida extra-material deve servir de exemplo pela sua postura altiva, dominada, com pronunciamentos que calem nas almas ouvintes pela verdade que demonstram, e não pelo bradar do timbre de sua voz; este precisa aprender a se conter, pois não há figura mais triste do que um indivíduo, teoricamente esclarecido, ruminando suas ânsias diante de negativas, com palavras presas na garganta pela hierarquia presente, mas pensamentos pululando em sua mente como um animal enjaulado.
O domínio deve estar sempre presente em todas as situações do viver neste plano terra, é preciso crescimento e progresso, mas é necessário calma para alcançá-los. Uma década nada representa na vida espiritual: se os eventos não estão como se gostaria, é preciso trabalho, dedicação, paz espiritual para atingir todas as metas. A pessoa vulcão, que explode por qualquer coisa e a propósito de tudo, não pode seguir dentro destes princípios, tão belos e superiores. Percebendo estas características, é preciso domar o espírito como um cavalo bravo, para que mais tarde não venha a sofrer as conseqüências do mau uso do seu livre-arbítrio.
Liberdade para agir todos a temos, mas dentro dos limites individuais, pois em esferas de ação superiores não se admite o descontrole.
Heloisa Ferreira da Costa é militante da Filial de Marília, SP
Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens
Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida |