gazeta2.jpg (8041 bytes)

A construção da felicidade

Antonio Cottas

Os ignorantes da verdade espantam-se quando ouvem coisas que lhes eram desconhecidas, pois não sabem o que significam certas palavras, certos conceitos, certas atitudes. Porém, com o decorrer do tempo e freqüentando com assiduidade esta Doutrina, eles vão aos poucos assimilando, construindo à sua volta um outro mundo, e começam a perceber muita coisa que não conheciam.

O Racionalismo Cristão diz às criaturas aquilo que elas precisam ouvir, porque ele deseja ver todas as criaturas satisfeitas, felizes. Mas é somente através da honestidade, do trabalho, da perseverança, da honradez que a criatura constrói essa felicidade.

Não basta somente ouvir, é preciso entender e pôr em prática as lições. Desenvolver a inteligência não é, como muitos pensam, do dia para a noite. O espírito justamente encarna para passar anos neste mundo através das encarnações e voltar a seu mundo para continuar a sua evolução, tendo o tempo que for necessário pela frente, podendo levar até séculos. Dessa forma o espírito, essa partícula da Inteligência Universal, vai adquirindo maiores conhecimentos, vai tendo mais sensibilidade e adquire maior capacidade e maior alcance.

Aqueles que aqui vêm devem procurar aprender cada dia mais e pôr em prática em seus lares, junto a seus filhos, as lições que aqui recebem, essas lições que são benéficas, porque a criança precisa sempre de alguém que a ampare, que a aconselhe, que a estimule, que lhe dê, portanto, essa força através do pensamento, para que seu crescimento intelectual e físico seja sempre proporcional.

Diremos àqueles que aqui estão: se pensar é atrair, comecem agora a pensar bem e chegarão a conclusões extraordinárias, deixarão de lado a idéia da mentira, do sobrenatural, do misticismo e dos dogmas, não admitirão no futuro nada que os prenda a esses fatos, a essas atitudes. E, assim, os seus lares vão-se constituindo, através das gerações, de famílias Racionalistas Cristãs, famílias que irão saber, no futuro, pisar na Terra com a mente elevada, criaturas que irão crescer sadias porque tiveram a alimentá-las não somente as coisas que alimentam o corpo, que são os gêneros alimentícios, mas também vão alimentar as suas idéias, os seus pensamentos para que cresçam e se avolumem, não somente no plano material, mas, principalmente, no plano espiritual.

Esta Doutrina explica as coisas com naturalidade, e nós temos a certeza de que, quando o espírito se decide a admiti-la, consegue entendê-la. E é preciso que a humanidade continue a lutar a luta do Bem contra o mal, da Verdade contra a mentira, a luta que satisfaz o espírito e que o leva a novos conceitos.

Sofrimentos existem, mas o sofrimento é suportável. Quando o homem se esclarece, suporta-o bem, porque põe em prática a força do pensamento; ele vai em frente e alteia o pensamento em coisas mais nobres e mais justas, e o sofrimento é, por vezes, esquecido durante certas horas do dia, porque o esclarecido volta-se para o seu trabalho, para a sua luta, para o seu viver íntimo que o ajudará a resolver tudo aquilo que deseja.

Antonio Cottas, o Consolidador

 

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida