gazeta2.jpg (8041 bytes)

O centro do Universo - Razão e fé

Caruso Samel

Será que as leis da física, da química (..) foram criadas no
mesmo instante em que se criou toda Força e Matéria?

 

Em cosmologia – estudo da origem, formação e expansão do Universo – por desconhecermos onde está o centro do Universo, tudo se torna mistério diante de sua majestosa grandeza e de nossa limitada mente para compreendê-lo. Mas a verdadeira natureza do mistério está na mente de quem o contempla.

O que é provavelmente certo é que no Centro do Universo, esteja ele onde estiver, aí está, como sempre esteve, por toda a Eternidade, a Força Criadora, a Inteligência Universal. E, no momento zero, no ponto de partida de sua criação, ponto este que se pode imaginar visualizando o Universo regredindo no tempo, rodando o "filme da expansão do Universo" de trás para frente, isto é, de hoje para o instante zero, veríamos o Universo se encolher, concentrando toda a Força a Matéria de que é constituído neste único ponto. O que será difícil é imaginar quantitativamente o tamanho deste ponto, do "átomo primordial" ou "ovo da criação".

Mas qualquer que seja seu ponto focal e seu tamanho primitivo, restará sempre a pergunta: o que existia antes? Será que as leis da física, da química e de toda ciência conhecida e desconhecida pelo homem, enfim, as leis naturais e imutáveis, foram criadas no mesmo instante em que se criou toda Força e toda a Matéria do Universo, e a partir deste momento inicial (denominado pela ciência de Big Bang) o Universo entrou mesmo em expansão?

Se a resposta for positiva, cabe, então, a seguinte pergunta: e antes? Será que houve um antes, anterior ao Big Bang? Ou o Tempo (absoluto), que é uma ficção mental, também foi criado no mesmo instante? Se assim o foi, então não haveria o antes, só o depois. Grandes questões que permanecerão insolúveis por muito tempo!

Mesmo diante da falta de resposta para tão intrigantes perguntas, não devemos deixar de nos maravilhar com todas as grandes belezas do Universo. Este engloba, segundo as últimas convicções dos cosmólogos, com base em observações feitas através do telescópio espacial Hubble, cerca de 120 bilhões de galáxias, cada uma com 100 milhões a 1 bilhão de estrelas, em torno das quais se pode imaginar dezenas de planetas com seus respectivos satélites girando sem cessar. A grandeza de tudo isso escapa à nossa vã filosofia, convidando-nos a meditar com a mais profunda humildade!

Devemos acreditar no poder da Razão para desvendar tais mistérios, já que, se a Razão os encontrou e os vislumbra como hipóteses válidas, já que nos aventuramos a ir tão longe em nosso raciocínio, poderemos sempre penetrar um pouco e sempre mais além, sem nos deixar envolver pelo misticismo. Para isso deve servir a convicção na Razão, que é a nossa única bússola em busca da nossa Fonte de Origem.

 

Caruso Samel é militante da Filial Butantã, São Paulo.

 

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida