gazeta2.jpg (8041 bytes)

A Vida não é tão má assim

Se todos pensassem bem, se todos olhassem um pouco mais para a frente, veriam e sentiriam que a vida não é tão difícil de ser vivida, e não é tão má assim. Cuidariam, sim, de ampliar os seus conhecimentos e dar alguns passos à frente, para alcançar algo de que tanto precisam.
O ser humano sofre e sofre muito, isso sempre afirmamos, e esse sofrimento é oriundo dos seus erros do passado, porque, quando ele vem a este mundo, na encarnação presente, traz uma bagagem, e é dessa bagagem que se originam todos os sofrimentos e todas as suas lutas.
Aqueles que já têm ciência dessa verdade, pelas lições e exemplos que dela têm recebido, deviam procurar melhorar os seus conhecimentos para, por esse meio, melhorar a sua situação na vida e torná-la mais eficaz.
Que este mundo é de depuração os estudiosos não têm a menor dúvida. Aqui os espíritos encontram todos os meios que lhes facilitam a aprendizagem em uma nova vida, um futuro melhor, com o esclarecimento. E para se esclarecer é preciso modificar seus hábitos errados, educar sua vontade e saber altear seus pensamentos. Assim fazendo, tornarse-á mais fácil o viver na Terra, os seres humanos compreenderão, com maior facilidade, os porquês da vida e os seus prós e os contras.
Ensinamos como é fácil viver bem. como deve o ser humano se modificar, para que não encontre tantos obstáculos pela frente, a fim de caminhar com um pouco mais de segurança, dispensando os elogios e evitando os melindres, os disse-que-disse, evitando também fazer inimigos, porque é de um bom relacionamento que o ser humano precisa para manter um convívio sadio entre amigos, entre criaturas honestas e sensatas, porque assim ele está dando e recebendo o que o espírito mais precisa para ampliar os conhecimentos de que tanto carece para o seu progresso.
É esta Casa o ponto preciso, o local ideal escolhido por aqueles que desejam, realmente, melhorar a situação do mundo. Do início ao término dos nossos trabalhos, ensinamos que o lema da vida é ser sensato, ponderado e ter consciência de si mesmo, do que faz e do que é.
Aqueles que sentem esta realidade da vida não passam por ela inutilmente, produzem alguma coisa, progridem sempre, e vão melhorando, dia a dia, o seu acervo espiritual, os seus conhecimentos gerais, e assim levam a vida com dificuldade, sim, lutas, também, mas tudo é amenizado, porque o seu pensamento está firme nas coisas sérias da vida.
É um bem, um bem admirável, possuir o conhecimento de si mesmos como Força e Matéria. Os que sentem essa realidade não procuram prejudicar o semelhante, antes querem conquistar a sua amizade, oferecendo o que têm de bom sem nada exigir, porque quem dá não precisa pedir, pois tudo virá para si, de acordo com os seus merecimentos, com as suas atitudes e os atos que pratica.
Aqui nesta Casa tudo isso é ensinado de maneira simples e racional, ao alcance de todas as inteligências. Se uns demoram mais, outros avançam um pouco mais também, e assim, pouco a pouco, aqueles que vêm às nossas Casas vão aprendendo, vão usufruindo o bem desse aprendizado e o distribuindo aos seus semelhantes, àqueles que os cercam: a família, os amigos.
No Racionalismo Cristão, Doutrina da Verdade, Doutrina espiritualizadora, se explanam todos os conhecimentos, toda a verdade que a vida encerra. baseados nos princípios que Cristo deixou na Terra. Todos poderiam usufruir esse grande tesouro, essa facilidade plena que não é de A nem de B, mas de toda a humanidade quando ela o desejar, quando for esclarecida. No seu caminhar, a nossa Doutrina já ultrapassou fronteiras e se encontra agora em diversos países longínquos, onde muitos espíritos já se esclareceram e outros estão se esclarecendo.
Por isso, sem fazer alarde dos seus princípios, do seu valor dentro da sua lógica e da sua filosofia, esta Doutrina está chegando a todos os recantos do mundo, para o bem de toda a humanidade. Por isso estudem sempre, com atenção e respeito, as valiosas lições do Racionalismo Cristão e acatem, como foi dito no início, a sua disciplina, que não pode ser infringida, a fim de que o Astral Superior possa fazer a limpeza psíquica do planeta Terra, auxiliado por aqueles que aqui estão, de acordo com o seu pensamento, a sua boa vontade. É disso que o Racionalismo Cristão precisa, de seres esclarecidos para pôr em prática o que vêm aprendendo em nossa Doutrina, para benefício deles próprios e de toda a humanidade.
ANTONIO COTTAS
O Consolidador

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida