gazeta2.jpg (8041 bytes)

A verdadeira felicidade

Luiz de Mattos

A Doutrina traz uma grande mensagem, que é a de espiritualizar a humanidade para que, uma vez esclarecida, possa libertar-se dos males, reeducando dia a dia a vontade e pondo em ação o seu livre-arbítrio para o bem. Como é belo ouvir-se falar nos benefícios recebidos por essa Doutrina! Como é belo ver-se boa parte da humanidade esclarecida, demonstrando, assim, que se libertaram as criaturas dos males psíquicos e que souberam fazer bom uso dos ensinamentos recebidos nas Casas Racionalistas!
É necessário caminhar com segurança, porque o tempo passa e vai levando consigo muita coisa que não deve ficar aqui na Terra. Quando a humanidade souber dar valor ao tempo haverá mais compreensão, todos caminharão para os seus misteres, procurando cumprir com as suas responsabilidades e tarefas — essa tarefa que quase sempre é árdua e a que bem poucos sabem dar valor. A mocidade precisa de ensinamentos, necessita de conselho e orientação, mas carece também de carinho e boas irradiações. Tudo isso a humanidade encontra nas Escolas Racionalistas, onde se aprende a viver com segurança.
A vida não é tão fácil de ser vivida, e por isso só aquele que quer ser cego proposital não vê e nem sente a Doutrina evolucionista que é o Racionalismo Cristão.
Tudo na vida tem a sua razão de ser e é necessário estudar essa razão de ser. Os acontecimentos bons ou maus têm uma causa. Quando os homens fazem bom uso do livre-arbítrio, tudo vai bem, tudo satisfaz, mas quando eles tendem para o lado mau, é triste observar o seu alto grau de imperfeição e maldade.
Sempre tivemos esperança de ver dias melhores, e sempre tivemos por lema que ninguém deve parar, todos devem querer progredir mais e mais, para sentir a alegria íntima do dever cumprido. A maior satisfação do ser humano é saber que às vezes a luta amarga representa a busca de um ideal elevado, e esse ideal dá-lhe prazer, dá-lhe vigor, força de vontade, sentimento de constância para continuar firme no cumprimento do seu dever. A indolência traz miséria e leva a criatura ao pior da vida. Portanto, vamos combater a indolência, o erro e tudo que possa prejudicar a boa marcha da felicidade. Ter medo de que alguém lhe faça mal é péssimo sinal, porque significa que a criatura está pensando no mal e que é capaz de fazer também alguém sofrer.
Procurem estudar o Racionalismo Cristão, pois ele é a chave da sabedoria e da felicidade. O que é preciso é saber pegar essa chave e movimentá-la para que ela abra as portas do esclarecimento, e nesse abrir de portas deverão encontrar algo de superior para a sua própria felicidade.
Ser feliz não é possuir muitos bens, ser feliz não é ter demais. Sentir-se feliz é ter dignidade, é saber viver satisfeito com o que possui, fazer do pouco muito, colaborando sempre para o bem-estar da família e do meio em que vive. Nesse modo de viver todos encontram em seus caminhos algo de superior e podem muitas vezes dizer: "Não contava com isso!" "Como eu fui feliz!" Isso é que é felicidade, meus amigos.
Quem dá recebe, e o que é necessário é contribuir desprendidamente para o bem comum. Assim a vida será mais calma e mais suportável de ser vivida.

Luiz de Mattos, o Codificador


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida