gazeta2.jpg (8041 bytes)

Lições de vida

Não se deixe levar pelas aparências

Antonio Cottas, o Consolidador

Não há dúvidas sobre o esclarecimento que o Racionalismo Cristão prodigaliza aos seres humanos. Estamos constantemente mostrando, através dos nossos trabalhos, a finalidade desta grande Doutrina; não tratamos da matéria, mas exclusivamente da vida espiritual. E é isso que basta para os seres se esclarecerem e caminharem com segurança pela estrada longa da vida. Longa, sim, porque, até o espírito chegar ao ponto que não precise mais voltar a este mundo para nova encarnação, já caminhou muito, já lutou, sofreu e se esclareceu.

Esta Doutrina mostra, caros amigos, que não devem as criaturas viver apenas apegadas a bens da matéria. Além daquilo que vêem com os olhos materiais e apalpam com as mãos, devem sentir algo maior, algo superior, que é invisível, porém é sentido por aqueles que desejam cumprir com os seus deveres, através do bom senso.

Este mundo tem bilhões de habitantes, que são espíritos encarnados em busca do progresso espiritual. São espíritos que aqui vieram para se esclarecer, para lutar e trabalhar. Mas a maioria deles de descuida, deixa-se levar pelas aparências, deixa-se ludibriar por aqueles que se julgam muito sabidos e amigos. Lamentavelmente, quantos cidadãos poderiam estar evoluindo através dos cargos que ocupam na vida material, com tanta instrução e facilidade, tendo uma vida amena, com menos atropelos e correrias, e deixam-se levar por falsos amigos, por falsas idéias, e caem no abismo, não dando importância à vida espiritual.

Lamentamos profundamente casos dessa natureza! Espíritos que já poderiam ter subido alguns degraus na sua evolução espiritual e estacionam. Não descem, porque o que o espírito conquista não perde, porém, retarda a sua evolução; estaciona na senda do progresso espiritual! E tudo por quê? Porque ignora completamente o que seja a espiritualidade, o que seja a honestidade através do trabalho, do cumprimento do dever de cada um.

Ficamos felizes, falando terra-a-terra, quando sabemos que espíritos se esclarecem, que espíritos evoluem através do estudo das nossas obras. Isto é grandioso e belo, porque conosco isso aconteceu, e com tantos outros. Ficamos preocupados com aqueles que vêm às nossas Casas, anos após anos, lêem as nossas obras por lê-las, mas que nada sentem, nada aprendem. Isto é desperdício de tempo. É encarnação perdida. São retornos e mais retornos aos mundos aos quais pertencem e a este alambique depurador.

Nossas Casas estão abertas. Nossos trabalhos são constantes, com a finalidade de esclarecer, de trazer luz aos espíritos obscuros, para fazer despertar aqueles que estão adormecidos. Mas o que vamos fazer, senão esperar e irradiar, para que a Luz se faça naqueles que tanto necessitam?

Nem tudo neste mundo está perdido. Há sempre algo superior aproveitável para aqueles que estão compreendendo a vida na sua magnitude, no seu esplendor de beleza, mas a maioria dos seres encarnados não tem condições para sentir, para analisar o que seja a vida do espírito, quando cumpre com o seu dever na íntegra, após deixar a matéria!...

 

Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida