gazeta2.jpg (8041 bytes)

Aos mestres com carinho

Lília Rodrigues Paiva

A Doutrina do Racionalismo Cristão, como sabem, está implantada no Planeta Terra desde 1910 pelos grandes Mestres Luiz de Mattos e Luiz Thomaz. Porém jamais pode ser considerada como mais uma seita ou religião criada pelas mãos do homem, pois foi totalmente trabalhada em plano astral, no Espaço Superior, por grandes espíritos, para que fosse fincada neste torrão brasileiro, de onde sairiam e espalhariam os grandes conhecimentos de espiritualidade aos quatro pontos cardeais, de norte a sul, de leste a oeste.
Quando, há mais de 2 mil anos, desceu a este mundo o grande espírito de Jesus, o Cristo, este veio de mundos diáfanos, nem precisava passar por nova encarnação, mas assim escolheu, nascendo em berço de pura simplicidade e humildade, porém trazendo naquele corpinho uma grandeza singular de alto nível espiritual. Desde o seu nascimento até a sua desencarnação, passou por muitas dificuldades, muitas agressões, humilhações, porém não se deixava abalar por nada, pois sabia que tinha uma missão a cumprir e nada o impediria.
Encontrara naquela época uma humanidade embrutecida, bárbara; e também submissa, atemorizada pelo poder dos imperadores, que se julgavam deuses e, por qualquer coisa que lhes ameaçasse o poder havia o julgamento injusto e a condenação à morte. E quando Jesus, já em determinada idade, começou o seu trabalho de peregrinação, levando a todos que o ouviam os seus sermões, suas dissertações na forma de parábolas, muitas criaturas o seguiam, pois já estavam cansados da submissão em que viviam. As palavras de Cristo eram para despertar a humanidade das peias da ignorância, espancando as trevas para que houvesse mais luz naquelas mentes impermeabilizadas. Naquele tempo estava ele a lançar sobre a Terra a semente da Doutrina espiritualista, mas por falar a verdade abertamente pagou com a própria vida, sendo crucificado. Porém sua semente já estava plantada e ele retornou ao seu Mundo de Luz, consciente do grande trabalho que veio realizar.
O trabalho aqui na Terra ficou estabilizado, mas astralmente havia grande número de espíritos trabalhando para também descerem a este planeta de depurações e dar prosseguimento à implantação de uma Doutrina que pudesse esclarecer a humanidade.
Eis que, em 1608, encarnava em Portugal padre Antonio Vieira, grande figura central na Doutrina do Racionalismo Cristão. Essa criatura trabalhou muito em prol de sua nação e do Brasil, que era colônia de Portugal. Foi um grande mestre, um filósofo, estadista, financista, orador e conselheiro. Encarnou na investidura do sacerdócio, fazendo os votos do celibato, para fazer uma avaliação em seu laboratório psíquico de como era a vida dentro do clero e como poderia modificar essa estrutura, no sentido de auxiliar os seres humanos para um viver dentro dos parâmetros da vida material e espiritual, pois, seguindo as mesmas pegadas de Jesus, o Cristo, queria padre Antonio Vieira que as criaturas se conhecessem como força e matéria, corpo e espírito, para serem livres pensadoras.
Padre Antonio Vieira foi um grande espiritualista, pois nos sermões que escreveu, mesmo quando foi julgado pela Santa Inquisição e encarcerado em um cubículo de mais ou menos 8 metros quadrados, onde se encontrava apenas uma cama, uma pequena mesa, uma cadeira, uma lamparina e um vaso para despojos, ele não perdeu em momento algum o equilíbrio, a sua altivez de caráter, a sua grandeza espiritual. Ficou trancafiado por dois anos e mesmo assim continuou o seu trabalho como escritor. Escreveu ao longo de sua vida 25 volumes, mais de 200 sermões, todos voltados para a espiritualidade e cuja finalidade era esclarecer o mundo.
Mas, em 1697, padre Antônio Vieira cerrava seus olhos físicos para sempre aqui neste planeta. Desencarnou no Estado da Bahia, de onde retornou para o seu Mundo de Luz. E então, juntamente com muitos outros espíritos, iniciou o trabalho para a definitiva implantação da Doutrina do Racionalismo Cristão neste planeta escola denominado Terra.
Passaram-se 213 anos após a desencarnação do padre Antonio Vieira, porém já estavam encarnados dois grandes espíritos que levariam avante a Doutrina de Jesus, o Cristo, trabalhada por Padre Antonio Vieira. Sim: Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, que tanto lutaram, encontrando pela frente uma série de vicissitudes, intempéries e grandes problemas. Mas como estavam com a mesma grande missão dos mestres anteriores, não se abalaram. Enquanto Luiz de Mattos estudava as grandes filosofias, as ciências naturais e universais e tudo mais para implantar e codificar a Doutrina, Luiz Thomaz trabalhava pela independência material da Doutrina, sempre ombro a ombro com o grande amigo. Eis que, em 1910, nascia aqui no Planeta Terra a valorosa e esplêndida Doutrina do Racionalismo Cristão, projetada e traçada em Plano Astral por grandes espíritos e implantada em espaço físico para levar os grandes e salutares ensinamentos espiritualistas a todos os postulados.
No varar dos tempos, quando desencarnou Luiz de Mattos, assumiu a direção outro grande líder, Antonio do Nascimento Cottas, que trabalhou toda a sua vida em prol da Doutrina, deixando-a consolidada para transcender o grande trabalho para o seu sucessor, nosso querido presidente internacional, Dr. Humberto Machado Rodrigues, que desde a investidura no cargo de presidente vem dirigindo a Doutrina com dignidade, sinceridade, honestidade, dando a verdadeira liberdade àqueles que são verdadeiros racionalistas cristãos e a oportunidade de também fazer a sua evolução, trabalhando em prol da Doutrina.
A gestão tem sido a demonstração do verdadeiro amor pelo irmão em essência. Esse grande homem, de olhar sereno, puro como o de uma criança, traz consigo uma grande bagagem espiritual, pois desde que assumiu, em junho de 1983, vem desenvolvendo longa fase de expansão doutrinária. Cada mestre que passou colaborou de uma forma: Luiz de Mattos implantou e codificou, Antonio Cottas consolidou e agora Dr. Humberto deu a expansão, pela qual a Doutrina ficou conhecida mundialmente, saiu do nosso rincão brasileiro, atravessou mares e oceanos, atingindo outras nações, onde ele é respeitado e amado. E como prova disso temos o forte testemunho dos srs. José Carlos Ferro, Luzia de Oliveira Ferro e Sonia P. Faria, que recentemente visitaram a Europa e passaram por várias Casas Racionalistas Cristãs e tiveram a felicidade de constatar o carinho e respeito que seus dirigentes e freqüentadores nutrem pelo nosso presidente internacional. Mesmo no Brasil é muito grande o número de amigos que ele conquistou com sua simplicidade, dignidade e amabilidade.
Há ainda uns poucos invejosos e incompetentes que criticam o trabalho dele. Mas essas criaturas não são capazes de conhecer nem a elas próprias, pois, se passaram ou estão ainda na Doutrina, nada aprenderam nem assimilaram da sua composição astral e física, sendo verdadeiramente um zero à esquerda.
Queiram ou não, é reconhecido o trabalho desse Grande Espírito, que veio encarnar também neste alambique depurador, seguindo as pegadas dos Mestres anteriores, para projetar e fazer varar pelos tempos ainda vindouros os grandes ensinamentos básicos, elementares, que constituem os princípios da grande Doutrina, que editou e edita grandes obras, para legar à humanidade um trabalho limpo e correto, o qual não há quem possa questionar, pois fatos são fatos e contra eles não há argumentos, pois são baseados nos ditos da ciência, que é a única a provar tudo que acontece no Universo.
E nosso Mestre Dr. Humberto Machado Rodrigues, homem cônscio desta realidade, só tem promovido o progresso e o sucesso desta Doutrina, pois, sendo um grande espírito, jamais iria falhar para com aqueles que lhe confiaram tal missão. Por tão grande e valoroso trabalho é que escrevo este artigo dedicando Aos Meus Mestres com Carinho.

(A autora é presidente da Filial Belo Horizonte, MG)


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida