Ano novo, vida nova
José Rodrigues da Silva
Vai-se mais um período de 365 dias, contado de janeiro a dezembro, para adentrarmos o ano de 2003, em que o Racionalismo Cristão prosseguirá a sua luta com o propósito de levar aos seres humanos a importância capital do cultivo do mais puro espiritualismo, que um dia haverá de mudar os rumos das civilizações terrenas. Entra ano e sai ano, essa Doutrina nunca sairá da realidade do seu trabalho esclarecedor e, à medida que passam os dias, homem e mulher sérios para com princípios estão lutando por nunca se esquecerem de que estão na Terra para buscar conhecimentos que os habilitem a saber o que é preciso fazer e como se deve fazer.
É Doutrina só aceita e adotada a rigor por pessoas sérias, por pessoas dispostas a não fugir da linha de princípios vivificadores que, na realidade dos fatos, dá a cada um visão mais penetrante e ouvido mais apurado para estudar, observar e ouvir lições legitimamente consideradas intérpretes de todos os enigmas da vida. Atento às verdades do Racionalismo Cristão, o homem somente poderá adquirir visíveis condições de tornar-se um vencedor de todas as dificuldades e obstáculos no desempenho fiel de suas atividades honradas, só necessitando da boa saúde física. Muito mais prática do que teórica, a Doutrina ensina o homem a dar o exemplo na capacidade de bem dirigir a própria vida.
No dia 31 de dezembro de 2002, quando se faz a despedida do Ano Velho, nada melhor do que criarmos momentos de estudo e de reflexões que muito ajudam o espírito a tornar-se, no Ano Novo, mais responsável pelo uso de sua força na supremacia de uma boa formação do caráter. Essa atitude concorre para o triunfo sólido do ser humano em todos os lances da vida, o mesmo não acontecendo com os caracteres sensivelmente entregues às farras desse dia, farras que em nada valorizam a personalidade humana. A reflexão de que falamos acima é inegavelmente tática usada pelo espiritualista consciente do seu papel a desempenhar no refinamento substancial de sua conduta.
A honradez é veracidade de propósitos claros, somente observada nos cidadãos de alta envergadura moral, nos cidadãos cônscios de que, em cada ano novo, uma nova oportunidade lhe está sendo dada pelo fator tempo, para encontrar suavidade no constante esforço pela realização do bom sobre o ótimo, do ótimo sobre o excepcional e do excepcional sobre o ainda melhor. São seres humanos cujas mentes estão sempre ocupadas com as obrigações rigorosamente exigidas pelas Leis Naturais, jamais se ocupando ou preocupando-se com súplicas baixas e vis, jamais se dobrando a tantas mentiras que, infelizmente, ainda existem no mundo terreno.
Os grandes e verdadeiros amigos dos princípios divulgados pelo Racionalismo Cristão, num firme atestado de serem conhecedores fiéis das Leis Naturais e de como essas leis funcionam na regularidade da evolução, empenham-se em dar exemplos de amor ao trabalho, ao estudo, aos bons hábitos, enfim, a tudo quanto seja favorável à superiorização do homem no correto exercício de seus direitos de cidadão. Então, que nesse Ano Novo cada um esteja bem motivado a arrancar de dentro de si tantos nervosismos, tantas atitudes mórbidas, tantos descontroles emocionais, frutos da falta de qualquer correção de pensamentos e de ações.
No Racionalismo Cristão, há sempre esplêndidas vibrações espirituais dirigidas aos Planos de Superior Evolução, com o mais veemente objetivo de levar a humanidade em geral a despertar-se para as verdadeiras e fundamentais bases da vida. Só com os inteiros conhecimentos dos princípios racionais, não ignorará o homem que, dentro de si mesmo, estão todos os recursos para solução clara de seus problemas, não lhe interessando ir de porta em porta, à busca de fictícias salvações.
Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens
Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida |