gazeta2.jpg (8041 bytes)

Amor, sublime sentimento universal

Lília Rodrigues de Paiva

Amor, pequena palavra, de apenas quatro letras. Mas a grandeza desse sentimento é tão intensa que se pode sentir espalhado e confundido com as inebriantes brisas cósmicas que envolvem todo o Universo no seu contexto Força e Matéria, dentro das dimensões de espaço e tempo. A Força Criadora, possuidora deste total sentimento, deixa expandir e expressar desde um pequeno ponto até o mais elevado, demonstrando como age esse sentimento em todos os reinos naturais, em toda a imensidão cósmica.
O amor é o sentimento mais nobre e elevado que existe, pois dele dimanam os demais de sua classe. É como se fosse um grande rio caudaloso com seus afluentes.
Do amor nasce a amizade, a fraternidade, a solidariedade, a responsabilidade, a lealdade, a fidelidade, a sensatez, o altruísmo, o patriotismo e assim todos os outros sentimentos mais que são atributos positivos existentes para a própria evolução do Universo como um todo, evolução esta constante, incessante, ininterrupta, constituindo a grande dinâmica, formando unta geratriz de alto potencial, em que todo esse colosso sem limites de início, meio e fim vai em uma rotatória gigantesca, inimaginável a nossa mente, arrastando pelo infinito mar cósmico, levando tudo aquilo que está contido em sua composição.
Por isso, falar de amor é sentir a plenitude da ação da Força Criadora, em tudo que, por sua vibração, passou e passa para atingir o ápice de uma evolução, do princípio do desprendimento da partícula da força, passando por todos os processos evolucionais e retornando novamente ao criador. Através desse sentimento universal, tudo na sua existência tem um ciclo de vivência propício, dentro das diretrizes parametrizadas, conforme regem as leis naturais e imutáveis, às quais tudo está sujeito, e estas mesmas leis são inerentes a tudo e a todos, inclusive a predominância do amor para, literalmente, estar tudo em devido equilíbrio, trazendo assim a harmonia e a sintonicidade astral e física, onde a Luz Superior cobre tudo que esteja dentro da sua atratividade, formando grandes pólos de atração onde o Bem vence sempre o mal.
Restringindo esse sentimento no âmbito da nossa mente, notamos em cada reino da natureza o respeito do maior pelo menor, onde estes lados se auxiliam mutuamente, um em prol do outro. Em se falando do ser humano, podemos verificar que, através do amor, nascemos, crescemos, nos encontramos, vivemos, reconhecemos no nosso semelhante o nosso irmão em essência e assim sucessivamente. Como já dissemos anteriormente, vão despertando todos os atributos derivados desse grande sentimento e, então, há sempre urna busca e para cada busca, um encontro, em que esta dualidade se alinha, formando a concretização de um ideal almejado.
Como mães, esperamos nove meses por um filho, que recebemos de braços abertos e passamos toda a nossa vida dedicando-lhe amor e fazendo tudo pelo seu crescimento material. Como esposa, ao escolher aquele que será o nosso companheiro, dedicamo-nos de corpo e alma, nos resignando e abnegando muitas coisas em prol da felicidade de nosso cônjuge; e assim também o homem que escolhe sua companheira. Como profissionais, escolhemos com amor a profissão que nos trará recursos para a nossa sobrevivência, mas também a nossa realização por estar trabalhando pela sociedade da qual fazemos parte. E o trabalho deve ser feito com a máxima perfeição possível, com transparência, seriedade, para que haja sempre um desfecho correto.
Como amigos, por amor sabemos reconhecer a fidelidade, a lealdade, a solidariedade; e estamos sempre juntos daqueles que são nossos amigos, seja nas horas de risos seja nas horas de lágrimas. Como mestres, deve-se mostrar aos alunos, com amor, aquilo que há de mais sincero; como discípulos, eles saberão assimilar o que aprenderam, muitas vezes suplantando os próprios mestres. Como patriotas devemos mostrar o nosso amor cívico pela Pátria que nos serviu de berço quando encarnamos.
Como elemento da natureza devemos mostrar o nosso amor, preservando-a para que esta mãe em potencial não se sinta prejudicada pelas mãos de seus filhos, causando o seu desequilíbrio. E assim vamos pelas veredas da evolução, deixando sentir, aflorar esse sublime sentimento universal que só a Força Criadora, através da sua sabedoria suprema e bondade infinita, pode também criar tal sentimento para manter o equilíbrio e a sintonia de todo esse colosso que é o Universo que nos cerca, do qual fazemos parte, dando-nos a felicidade de ser uma partícula em evolução, processando passo a passo a nossa ascensão pelos infindos caminhos da espiritualidade.

(A autora é presidente da Filial Belo Horizonte, MG)


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida