gazeta2.jpg (8041 bytes)

A luta é grande e intensa

Antonio Cottas

No turbilhão da vida terrena passam os seres humanos, apressados na luta pela sua sobrevivência, com grande intensidade, com grande sacrifício, pelos desempregos, pelas situações que imperam pelo mundo inteiro, de uma crise igual — social, econômica e financeira — em que as criaturas se entregam a uma luta desigual para enfrentar seus compromissos e as responsabilidades que têm na vida.
A luta é grande e intensa, e precisa de uma grande dose de coragem para enfrentá-la, neste mundo agitado e convulso, onde a intranqüilidade impera. Por isso, o Racionalismo Cristão veio à Terra. É a Doutrina libertadora. Ela se propôs a quebrar as algemas que têm escravizado, através dos séculos, a humanidade, fazendo-a despertar para as coisas sérias da vida, mostrando-lhe o caminho certo, para um viver mais tranqüilo e mais confiante. O Racionalismo Cristão já vai bem longe; podemos dizer, com segurança, que ele já se faz sentir em grande parte do planeta Terra, muito embora ainda não tenhamos chegado à metade do que se tem que fazer. Mas podemos afirmar que a Doutrina já se faz sentir em grande parte deste mundo. São grandes núcleos que se formam em variadas partes; há homens de grande hombridade, valorosos e dignos, e de uma coragem sem igual, para levar a grandiosa Doutrina aos povos, mostrando-lhes o caminho mais certo e mais suave para viver.
Aqui, nesta Casa, podemos afirmar, desde que ela foi inaugurada, quantos e quantos chegaram em lastimável estado, completamente desiludidos da vida, verdadeiros farrapos humanos, e souberam se erguer diante das orientações e dos conselhos tão benéficos e salutares que aqui se distribuem durante as horas de trabalho.
Procurem assimilar os Princípios aqui explanados! Felizes daqueles que assimilam e levam para o seu viver as práticas aconselhadas, as orientações, para que a criatura possa sentir uma felicidade relativa, porque a felicidade total neste mundo não existe! Mas a felicidade relativa existe! Como? Ela existe se a criatura se compreender como Força e Matéria; compreender para que veio a este mundo; saber que tem que andar com dignidade, com valor, respeitando-se a si própria como ao seu semelhante, procurando todos ser amigos dos seus amigos, cultivando uma amizade profunda, o sentimento mais belo que o ser humano pode cultivar, através da estrada da vida terrena, onde a ingratidão, os desenganos e as desilusões imperam! Felizes dessas criaturas que assim sabem proceder, aproveitando o máximo do seu viver, da sua passagem por este mundo!
Desejamos que as criaturas aprendam a viver, mas com método, com disciplina, procurando ter uma jornada longa, e tudo conseguirão, dentro de uma vida metodizada, disciplinada, tendo horas para tudo!
E assim a criatura vai enfrentando as lutas com galhardia, com sobranceria, com coragem, chegando até à longevidade, sendo útil a si própria, a sua família e perante a sociedade em que conviver.
E assim, meus amigos, o Racionalismo Cristão vai caminhando, distribuindo a mancheias esses conselhos, essas orientações a toda parte do mundo, do Universo. Através dos séculos vindouros a humanidade será mais esclarecida e o mundo será melhor, as criaturas se amarão, se respeitarão.

Antonio Cottas, o Consolidador


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida