A luta há de continuar sempre
Luiz de Mattos, o Codificador
A luta continua e há de continuar sempre, porque o esclarecimento difundido pelo Racionalismo Cristão não pode parar nunca. A sua marcha é segura e para sempre, agora e através dos tempos que estão para vir. Falar dos princípios desta Doutrina é relembrar o seu passado cheio de lutas e de glórias. A falta de seres humanos desprendidos e com o desejo de servirem ao próximo era uma das nossas principais dificuldades. Sempre tivemos, porém, a certeza de que apareceriam, e, como vedes, não nos enganamos.
Agora o que é preciso é que aqueles que se vão esclarecendo adquiram cada vez mais convicção da Doutrina, tornando-se, assim, colaboradores conscientes do que estão fazendo. Somente a assimilação dos ensinamentos racionais e científicos da Doutrina pode levar o ser humano à certeza e à convicção da autenticidade dos seus ensinamentos a respeito da vida fora da matéria. A primeira coisa que a pessoa precisa aprender a fazer é caminhar com segurança, confiando em si mesma e no seu próprio valor, como ser humano na Terra.
As dificuldades surgem quando menos são esperadas, mas o homem, verdadeiramente homem, acaba por vencê-las, apoiado no conhecimento e na disciplina do Racionalismo Cristão. A estrada reta é a que deve sempre seguir, haja o que houver, custe o que custar. A vida é um segundo, muito se tem falado nela, mas poucos são os que conhecem o que verdadeiramente significa no campo da evolução do espírito. Somente os ignorantes da verdade – e são tantos! – se insurgem contra a evolução do espírito através de sucessivas reencarnações. A ciência, porém, cada vez mais comprova esta verdade, tornando-a. tão clara quanto a luz solar.
A verdade em que se esteia o Racionalismo Cristão é o farol que há de iluminar a estrada pela qual todos, queiram ou não, terão um dia que passar. O nosso maior desejo é que o homem se domine, que não queira mal a ninguém nem prejudique o seu semelhante. O que sinceramente desejamos a todos, estudiosos ou não da nossa Doutrina, é que se desviem do mal e cumpram sempre o seu dever de humanidade, colaborando com o Todo, para -que haja paz e sejam destruídas as coisas que fazem sofrer na vida.
Sabemos perfeitamente que nem todos têm o alcance que desejamos, mas devagar se vai longe, como ensina um velho adágio. O esclarecimento começa pela limpeza psíquica. Limpa psiquicamente, a criatura tem mais facilidade de raciocinar com acerto para encontrar em si mesma a chave da felicidade, recorrendo, na medida do possível, à leitura da obra básica desta Doutrina, que é o Racionalismo Cristão, sabendo ler esse livro e os demais que são editados, não com o propósito de ganho, mas com a finalidade de ensinar a viver racionalmente, procurando compreender o sentido das palavras. Todos, todos mesmo, podem encontrar algo de superior para a felicidade das vidas material e espiritual. Com o esclarecimento e o conhecimento da Doutrina, o ser humano pode galgar posições, pode chegar ao sono tranqüilo, mas é necessário, em primeiro lugar, o domínio do "eu". Em vez de irradiar o mal, irradiai o bem, esse bem que tanto beneficia quando bem irradiado.
O que aconselhamos a todos é que se mirem na própria natureza, que colaborem com ela, considerando que, embora dê tudo ao homem, ela precisa também do braço humano para que tudo cresça, para que tudo floresça, para que haja essa beleza deslumbrante que encanta os olhos de quem sabe olhar e ver. Tudo isso aconselhamos a quem vem às Casas Racionalistas: que se esclareçam, porque a criatura esclarecida alcança tudo que é possível, sempre lutando pela sua própria felicidade.
Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens
Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida |