Alterações de personalidade
Heloísa Ferreira da Costa
Personalidade é a expressão exterior do espírito, os interesses, aptidões, capacidades, as atitudes para consigo mesmo e para com os outros. A personalidade é um traço marcante em todo ser humano; através dela definimos nosso sucesso ou fracasso em todos os momentos da vida. Uma personalidade forte, decidida faz com que todos confiem e passem a seguir o que determina o indivíduo. Dessa forma temos os líderes. Por outro lado, uma personalidade derrotista faz o ser caminhar para trás, porque tudo que vai lançar já entra com aquela característica de desânimo, esperando que nada vai sair bem. E como o pensamento é uma força sem fronteiras, assim acontece.
No decorrer da vida sofremos alterações de personalidade causadas pelos mais diferentes estímulos externos. Uma pessoa aparente mente calma, no interior do seu lar, pode transformar-se no mais temido dos indivíduos, gritando para tudo, destratando seus entes queridos. Em nosso dia-a-dia, sentimos muitas vezes a proximidade da irritação, seja por um dia conturbado, seja um trabalho que está de difícil solução, cansaço físico, que faz com que tudo pareça pior, alterações hormonais; a famosa TPM das mulheres, real sem dúvida, mas que tem servido de desculpa para estados violentos.
Todo ser humano tem alterações de humor, é natural. Não só as mulheres sofrem com a matéria, os homens também recebem a influência dos hormônios, fazendo-os ter atitudes extremistas. Mas, independentemente de sermos homens e mulheres, somos, antes de tudo, espíritos em evolução, e, se houvesse maior esclarecimento sobre a vida fora da matéria, haveria maior responsabilidade na percepção dessas alterações, controle do espírito sobre a matéria, e não o contrário.
Quantos relacionamentos não sucumbem à intimidade! Quando se está na fase de conhecimento, as pessoas procuram mostrar só suas qualidades, esperando o contrato matrimonial para expor suas reais expectativas, como se casar fosse tomar posse de alguém e poder ter as mais diversas atitudes, porque esta pessoa estará presa para sempre.
Sabemos que os laços familiares, principalmente quando há filhos, são muito difíceis de ser desfeitos, mas a evolução fica muito comprometida quando não existe uma boa afinidade entre as partes, e é muito triste quando se desfaz uma relação. Os filhos são sempre as maiores vítimas.
Mas quando as pessoas enganaram, não revelaram sua real personalidade e a convivência é impossível, não há outra solução. Porém é preciso, antes de mais nada, acabar com aquela postura de vítima, porque muitas vezes o problema aparente de uma família pode não ser o pior, mas sim a pessoa mais fraca é aquele que reage de forma mais violenta, e o que parece inocente pode ser, na realidade, um instrumento dócil do astral inferior, que mina o lar de forma discreta. No entanto, quem não controla sua personalidade e estoura primeiro será também o primeiro julgado e, na maioria das vezes, condenado, principalmente pelos filhos, que desconhecem a real personalidade dos seus genitores, entorpecidos pelo amor fraternal.
Com a correta expressão de nossa personalidade, teremos, por
meio dela, o poder não só de ‘mover montanhas’ como de mover pessoas;
pode-se levar as pessoas a gostarem de nossa companhia, a acreditarem em nossos
empreendimentos. Nenhum ser humano vence em grande escala, a menos que tenha
aprendido a vencer a si mesmo e moldar sua personalidade. As realizações
acontecem através da luta, é este o caminho do progresso; o desenvolvimento da
personalidade, sua expressão completa não é um empreendimento da noite para o
dia, são as pequenas coisas que se fazem a cada dia, a maneira de reagir,
mental e emocionalmente, ao que acontece.
A autora é militante da Filial de Marília, SP
Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens
Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida |