gazeta2.jpg (8041 bytes)

Alerta geral contra o perigo das drogas

Lília Rodrigues Paiva

O planeta Terra, mundo escola, habitat, portanto dos espíritos que aqui encarnam para processarem a evolução, angariar bagagens construtivas que devem ser somadas às demais anteriores para completar o ciclo evolucional nas suas efêmeras passagens no viver terreno, este planeta está passando por uma série de complicações, conturbações, problemas de toda a ordem, devido exatamente à falta de esclarecimento espiritual que impera sobre a humanidade, que ainda continua arraigada nas peias da ignorância, não dando o devido valor a este mundo que, além de escola, é também palco e bastidor, onde a platéia delira com os prazeres e gozos terrenos apresentados no palco sem sequer querer saber como tudo é traçado nos bastidores.
Na atual conjuntura da vida, estamos a todo momento deparando com quadros desagradáveis que deixam a sociedade completamente abalada diante de fatos que os nossos olhos jamais gostariam de enxergar, principalmente quando se trata das crianças, adolescentes e os jovens de uma maneira em geral. A juventude está sendo dizimada pouco a pouco sob os olhos do mundo, causando uma grande preocupação não só para os pais, mas também para as organizações que trabalham em prol dos jovens, pois há um índice muito alto, conforme vemos, de mortalidade juvenil através do uso de drogas, que, quando não os mata pela ingestão, inalação ou injeção, mata-os pelas mãos daqueles seres inescrupulosos, imorais que a oferecem a troco de angariar prosélitos. Na maioria das vezes, quando não recebem pela perigosa mercadoria, cobram do ser humano a sua própria vida.
É necessário um alerta geral por parte dos pais ao encaminhar a sua prole pelos caminhos da vida, sempre ensinando-lhe o valor do trabalho, do estudo, do respeito. E também dialogar sempre com os filhos, mostrando-lhes os perigos que irão enfrentar quando chegar a hora de largar das mãos dos pais para dar seus primeiros passos sozinhos. Pois quando um espírito encarna em um lar aposta toda a sua certeza de que escolhera bem o país, o estado, o município e principalmente o lar, primeira oficina que ele descobre e passa a conhecer para se assegurar de que estará dando os passos certos guiados pelas mãos dos pais que escolheu.
Portanto, para um casal contrair um matrimônio, é necessário que passe por todas as preliminares de namoro e noivado, com amor e respeito, procurando conhecer um ao outro o máximo possível, para terem a certeza da escolha certa. Pois um matrimônio não significa apenas um simples papel assinado perante o juiz, significa principalmente o compromisso que ambos assumem universalmente perante as leis naturais que são imutáveis e às quais tudo está sujeito. Portanto, deste compromisso advém a grande responsabilidade dos cônjuges em saber que daquele matrimônio surgirá a sua suma importância, que é a de receber espíritos de diversos mundos, que virão encarnar. E é baseado nisso que, como pais, devemos encarar esse fato com verdadeira seriedade, firmeza, ascendência, mostrar aos nossos filhos, ensinando a eles com amor cristão, carinho, porém com energia e rigidez, os verdadeiros caminhos retos que devem seguir; sempre que preciso for, sacudi-los para que despertem a atenção e se desviem dos caminhos sinuosos que são oferecidos e para os quais, se não estiverem preparados, acabarão enveredando.
Como pais, devemos sempre estar atentos a todos os procedimentos, atos, hábitos, comportamentos de nossos filhos, devemos não invadir a privacidade deles, mas manter aquele diálogo aberto para sondar tudo o que se passa com eles, para serem devidamente orientados.
Vamos citar alguns cuidados que devemos recomendar aos nossos filhos: não falar, estendendo assunto, com pessoas estranhas; não envolver-se com turmas que, muitas vezes, têm comportamentos irregulares; saber escolher bem as amizades, procurando pesquisar as origens dos companheiros; não aceitar nenhum tipo de convite, para qualquer coisa, de pessoas estranhas totalmente alheias ao seu convívio; não aceitar nada de comida, bebida, guloseimas e outras coisas mais que venham de estranhos ou de pessoas não confiáveis, principalmente na porta de escolas, semáforos e nas ruas. Bem, esses são apenas alguns dos itens, porque existem muitos outros mais que os próprios pais têm que observar e alertar seus filhos.
Precisamos dar um basta nessa onda avassaladora das drogas que estão consumindo os nossos jovens. Por isso, por meio deste artigo, fazemos este alerta geral não só a pais, como também a mestres, educadores, orientadores, organizações e instituições; pois o sentido é de alertar que o futuro pertence a esses jovens que serão os donos do amanhã, e o amanhã nunca morre porque está para acontecer, está para vir.
Portanto vamos lutar pela liberdade de nossos jovens viverem uma vida sadia, digna, honrada, para que possam orgulhar-se da oportunidade que um, dia universalmente lhes foi dada para encarnar e processar a sua trajetória evolutiva neste planeta Terra.

(A autora é presidente da Filial Belo Horizonte.)


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida