gazeta2.jpg (8041 bytes)

A escolha do espírito

Humberto Fecher

Adaptação é o processo pelo qual os indivíduos (ou as espécies) passam a dispor de características adequadas a viverem em determinado ambiente... Um planeta escola, evolutivo como é o planeta Terra, necessita, para a evolução de suas partículas, de ambientes diversificados, tanto na parte material como na parte espiritual, cultural, ambiental, étnica, pertencente ou peculiar a uma raça ou nação.
Para isso, é necessário que o espírito, nas suas diversas encarnações, se adapte ao ambiente e absorva os ensinamentos e as experiências. São necessárias, às vezes, diversas encarnações para absorver todo ensinamento contido naquele ambiente. Para a evolução espiritual não basta encarnar no planeta terra, o espírito precisa utilizar toda a diversidade do planeta, enfrentar todas as dificuldades surgidas e aproveitar todas as lições advindas dessas lutas. É pelo estudo, raciocínio e sofrimento derivado da luta contra os maus hábitos e as imperfeições, que o espírito se esclarece e alcança maior evolução.
Os direitos do espírito ao encarnar: o espírito, a partícula evolutiva, não tem um juiz, um julgador dos seus atos, da sua evolução, como querem muitas religiões. As obras boas ou más de uma encarnação são julgadas pelo próprio espírito em seu mundo após a desencarnação; sempre verificando o aproveitamento evolutivo e corretivo da próxima encarnação, decide o espírito as próximas conveniências, que são:
1. o país em que vai encarnar: território habitado por um grande conjunto de famílias, que constituem determinada nação. Etnia: mistura de raças caracterizada pela mesma cultura.
2. os genitores, família, descendência, série de pessoas que procedem de um tronco comum.
3. o sexo: conjunto de caracteres estruturais e funcionais segundo os quais um ser vivo é classificado como homem ou mulher. Essas características permitem ao espírito uma diversidade de experiências físicas, espirituais, culturais, étnicas etc.
A Inteligência Universal, em sua infinita sabedoria, deu a suas partículas a possibilidade de evoluírem por si só, errando ou acertando, mas progredindo.
Posição social, fortuna, riqueza, patrimônio, sexo, nacionalidade, filiação - tudo faz parte do jogo da evolução, que é previamente preparado pelo espírito em seu mundo próprio. O espírito, em seu mundo de estágio, antes de uma encarnação, é um guerreiro ávido de progresso, atira-se à luta às vezes nas situações mais adversas, em busca da evolução.
A encarnação em países de grande conturbação social denota um espírito de grande coragem, atira-se à luta nem que seja por alguns anos, em uma passagem rápida pela terra, mas de grande valor evolutivo, para o pagamento de dívidas do passado, dívidas de encarnações anteriores.

(O autor é presidente da Filial Lins, SP)


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida