gazeta2.jpg (8041 bytes)

Antônio do Nascimento Cottas, um homem valoroso

Humberto Machado Rodrigues

No dia 12 de janeiro de 1983, há 21 anos, desencarnou um espírito grandioso que teve o nome em vida física de Antônio do Nascimento Cottas, mais conhecido como Antônio Cottas. Trata-se da figura excepcional com uma existência física prodigiosa de quase 91 anos, tendo nascido em 19 de novembro de 1892.
Nascido em Portugal, transferiu-se para o Brasil ainda jovem, com poucos anos de vida. Desembarcando no Rio de janeiro, começou a sua luta trabalhando no comércio, progredindo admiravelmente, e em poucos anos chegou à condição de proprietário de loja comercial no bairro de Vila Isabel, local onde já existia a sede do Centro Redentor, sob a presidência do inesquecível Luiz de Mattos.
Antônio Cottas, em sua loja comercial, ouvia muitos comentários sobre a existência do Centro Redentor em Vila Isabel.
Impulsionado pela curiosidade, em determinada ocasião compareceu ao Centro Redentor, assistindo a uma sessão pública presidida pelo grande mestre Luiz de Mattos. Antônio Cottas ficou maravilhado com o que lhe foi dado observar na sessão pública. Imediatamente, adquiriu um exemplar do livro Racionalismo Cristão e, chegando a sua residência, entusiasmado, passou a noite em claro lendo o referido livro.
Começou então a ir a todas as sessões e fez questão de conhecer Luiz de Mattos, cumprimentando-o pessoalmente.
Luiz de Mattos, com a sua seriedade característica, olhou Antônio Cottas "de cima a baixo" e sentiu a intuição de que se tratava de um cidadão excepcional.
E assim começou a efetivação dos alicerces do futuro do Racionalismo Cristão.
Entre Luiz de Mattos e Antônio Cottas estabeleceu-se uma amizade sólida de pai para filho. Passaram-se os anos e Antônio Cottas casou-se com a filha de Luiz de Mattos, a nossa querida e inesquecível Maria Cottas.
Luiz de Mattos, analisando o valor incomensurável de Antônio Cottas, designou-o seu sucessor, e, com a desencarnação de Luiz de Mattos, Antônio Cottas, de imediato, assumiu a presidência do Centro Redentor.
A nossa querida Doutrina continuou gloriosamente sob a batuta firme de Antônio Cottas, que proporcionou a ela grandes progressos. Essa querida Doutrina é imortal, mas a vida física do ser humano é transitória. E, assim sendo, Antônio Cottas também desencarnou, como já afirmamos, em 1983.
Mas, após a desencarnação de Antônio Cottas, há 21 anos, a nossa Doutrina prosseguiu e prosseguirá eternamente, porque grandeza dos seus princípios é inexorável. Nesses últimos 21 anos, o progresso do Racionalismo Cristão continua firme, com iniciativas positivas e a inauguração de várias Casas Filiadas.
Antônio Cottas! O teu grande ideal se desenvolverá eternamente, através dos séculos! Como autor deste artigo, afirmo que tenho a honra de ser o continuador de Antônio Cottas e de ser pessoalmente o seu sobrinho, porque minha mãe era sua irmã.
Mas Antônio Cottas, para mim, não foi na realidade um tio, mas sim um verdadeiro pai. Tudo o que sou devo a Antônio Cottas que, como pai, tudo fez por mim. Antônio Cottas! Homem valoroso! Tudo farei para honrar a tua figura sublime e para dar continuidade ao teu grande ideal: o prosseguimento inexorável dos objetivos espiritualistas e sublimes de nossa querida Doutrina, o Racionalismo Cristão!

(O Autor é Presidente do Racionalismo Cristão)


Página Principal | Index | Biografias | Artigos | Notícias | Inaugurações | Diversos | Para meditar | Discursos históricos | Livros | Sala | RC Inglês | RC Imagens

Gazeta do Racionalismo Cristão - Um novo conceito do Universo e da Vida